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Candra Deva


Candra representa a encarnação de Kṛṣṇa. Candra é a mente. É a Realeza. É uma luminária. É Sattvico. É amarelo acastanhado. Representa pessoas do sexo feminino. É semi-benéfico. É pleno de Varuṇa, Senhor sobre as águas. É pleno de Jāla (água).

Candra é muito ventoso e fleumático. Ele é instruído e tem um corpo arredondado. Ele tem uma aparência auspiciosa e um discurso doce, é de espírito inconstante e muito sensual. 

Governa sobre o sangue. Sua Morada são locais com água. Governa sobre um Muhūrtha. Sabor Salgado. Tem digbala na direção Norte do Quadrante (tanto do Lagna quanto do AL). É forte durante a noite. Governa sobre árvores leitosas (com muita seiva). Governa sobre seda branca. É um dhatu graha. Exalta e tem seu Mūlatrikoṇa em Vṛṣabha (Touro), e debilita em Vṛścika. É amigo natural do Sol e de Mercúrio. É neutro a Marte, Vênus, Júpiter, Saturno. É inimigo dos Nodos Rahu e Ketu.

Capítulo XVI, Śrimad Devī Bhāgavatam Purāṇa:

Candra é o Senhor da Noite e dos Nakṣatras, é Senhor das plantas medicinais. Ele dá prazer aos imortais por suas fases crescentes, e durante suas fases decrescentes, Candra agrada aos Pitris. Candra se torna a Vida e a Alma de todos os seres viventes. Ele frutifica os desejos (Saṅkalpas) e, portanto, é chamado Manomāyā. É o Senhor sobre todas as plantas medicinais (Osadhis), daí é chamado Annamāyā. Candra é preenchido com néctar (amṛta), daí é chamado de Morada da Imortalidade, e concede Nirvana (a liberação final) a todos. Daí Candra é chamado Sudhākara. Candra nutre e satisfaz Devas, Pitris, homens, répteis e árvores, daí é chamado Sarvamaya. 

Phaladīpikā de Mantreśvara

Os Rāśis Pṛṣṭhodaya e Mithuna pertencem à Candra e são denominados Rāśis noturnas. 

Candra  tem um corpo enorme, e é tanto jovem quanto velha; ela é magra e branca; tem belos olhos, cabelos finos e pretos. Ela governa o sangue. Ela é suave no discurso, usa uma vestimenta branca e é bela na aparência. Ela tem vento e fleuma em sua composição e é suave no temperamento.

As moradas de Candra são locais onde a Deusa Parvatī é mantida, o ponto ocupado por uma mulher, um local onde existe água, uma erva ou planta, um ponto onde mel ou licor é mantido e o quadrante Noroeste. 

Quem adora Sasta (divindade), uma mulher, um lavadeiro, um cultivador, um animal aquático, uma lebre, um antílope, uma garça azul e o perdiz grego são indicados por Candra.

Representa um Vaiśya. É um planeta Sattvico. Candra representa o olho esquerdo. Candra representa o corpo físico (e Sol a alma). Candra governa o paladar. Candra decrescente é maléfico. Candra crescente é benéfico. Representa pessoas do sexo feminino. Governa sobre água. Governa sobre pérolas, arroz, tecidos brancos, metal de sino, sabor salgado, uma pessoa de 70 anos, plantas rastejantes e todos os tipos de ervas. 

Outros significadores de Candra são bem-estar da mãe, a tranquilidade mental, banho de mar, guarda-chuva, bom vento, frutas, ternura, flores, milho, agricultura, fama, aquisição de perolas, sino de metal, prata, substancias doces, leite etc., roupas, agua, vacas, mulheres, refeições boas, saúde física e beleza.


Candra, se posicionada em seu próprio decanato ou em um decanato amigo, fará o nativo belo na aparência e possuído de boas qualidades. Se ela alcançou um Uttamavarga, ele também o fará muito sortudo; se ela estiver posicionada em qualquer outro lugar, ela dotará o nativo com as boas qualidades pertencentes ao planeta governante do Bhāva ocupada por ela.

Se ao nascimento de uma pessoa, Candra crescente se encontra no 1º Bhāva, a pessoa possuirá uma constituição forte e longa vida. A pessoa será livre de medo, muito poderoso e rico. Mas se Candra estiver minguante, os efeitos acima citados serão inversos.
Se Candra ocupar o 2º Bhāva, a pessoa nascida será rica, muito instruída ou de fala suave; ela será sensual, mas defeituosa em algum membro. 
Se Candra estiver no 3º Bhāva, a pessoa terá irmãos, será lascívia, forte e poderosa, mas muito miserável.
Se ao nascimento Candra estiver no 4º Bhāva, a pessoa será feliz e indulgente nos prazeres sensuais. Ela será liberal nos presentes, terá amigos, veículos e se tornará renomada. 
Se Candra ocupar o 5º Bhāva, a pessoa terá bons filhos, será muito inteligente, andará suavemente e se tornará um ministro. 
Se Candra estiver no 6º Bhāva, a pessoa nascida terá vida curta, será ignorante, sofrerá do estômago etc., ela também sofrerá humilhação. 
Se Candra ocupar o 7º Bhāva, a pessoa será agradável em aparência, será amada por uma bela donzela e será excessivamente  adorável.
A pessoa em cujo nascimento Candra está no 8º Bhāva sofrerá de doenças e terá vida curta. 
Se Candra ocupar o 9º Bhāva ao nascimento, a pessoa será próspera, virtuosa e abençoada com filhos. Ela será vitoriosa e todos os seus empreendimentos serão coroados com sucesso desde o início. 
Se Candra ocupar o 10º Bhāva ao nascimento, a pessoa fará boas ações e irá ser útil aos virtuosos. 
Se Candra estiver no 11º Bhāva, a pessoa nascida será magnânima, de vida longa, e dotada com riqueza, filhos e servos. 
Se Candra estiver no 12º Bhāva ao nascimento, a pessoa será odiada pelos outros; ela sofrerá miséria, será insultada e será muito indolente.

Sobre Doenças

Todas as coisas sobre doenças devem ser preditas através (1) os planetas posicionados no 6º Bhāva; (2) aqueles posicionados no 8º e no 12º Bhāvas; (3) o planeta governando o 6º Bhāva; ou (4) aqueles em Yuti com aquele planeta. A doença pode ser predita se o mesmo acontece de ser significado por dois, três ou mais Yogas independentes.

Sono excessivo, preguiça afecções fleumáticas, (Kapharoga), diarreia, carbúnculos, febre tifoide, perigo de animais com chifres e animais aquáticos, indigestão (Agnimandya), anorexia (Aruchi), problemas que vem de mulheres, icterícia, aberração mental, impureza do sangue, perigo de água, Balagrahas, Deusa Durga, Kinnaras, Deus Yama, serpentes e de Yaksha femininos podem ser esperados através de Candra.

Diversos:

Candra (चन्द्र) – uma divindade lunar e um dos navagrahas. Significa brilhante, brilhosos, lustroso etc. No Rig Veda ele é descrito como uma divindade, um deus da água e frequentemente relacionado à divindade Soma e por isso Candra preside sobre as plantas, vegetações e águas. 

Quando Candra está à frente de Sūrya, mas dentro de 120, ele tem força mediana. Entre 120-140, ele é muito auspicioso (veja Atishubhapred). A partir de 240 a 0, ele está desprovido de força. Este é o ponto de vista de Yavanas. Este ponto de vista, contudo, descreveu a força de Candra, ou de outro modo, enquanto que Candra minguando (Kṛṣṇa Pakṣa, metade escura) é um maléfico, enquanto que Candra aumentando (Śukla Pakṣa, metade clara) é um benéfico. Caso Candra esteja em yuti com um benéfico, ou recebendo dṛṣṭi de um benéfico, ele se torna benéfico, mesmo se em estado de minguante. Com relação a Budha, temos instruções claras de Mahaṛṣi Parāśara, que ele se torna maléfico se estiver junto de um maléfico. Se Candra minguante e Budha estiverem juntos, ambos se tornam benéficos.

Outros Artigos:

● Candra Yogas
● Navagraha Kavacam (dos 9 planetas)








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