© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Capítulo 22 - Bṛhatparāśarahorāśāstra

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
VOLTAR AO ÍNDICE
_____________________________________________________________________________________________________________________




CAPÍTULO 22. EFEITOS DO DHARMA BHĀVA






1. Combinações para Fortunas. Oh, Brāhmī, agora ouça os efeitos do Dharma Bhāva. A natividade será afortunada (ou rica), se o Senhor do Dharma estiver no Dharma Bhāva com força;

2. Deve Guru estar no Dharma Bhāva, enquanto o Senhor do Dharma está em um ângulo do Lagneśa e dotado com força, e a pessoa será extremamente afortunada.

3. Pai Afortunado (rico). Se o Senhor do Dharma estiver com força, conforme Śukra está no Dharma , enquanto Guru está em um ângulo do Thanu Bhāva, o pai do nativo é afortunado.

4. Pai Indigente. Se o Senhor do Dharma estiver debilitado, enquanto a 2ª ou a 4ª a partir do Dharma Bhāva está ocupada por Maṅgala, o pai do nativo é pobre.

5. Vida Longa do Pai. Deve o Senhor do Dharma estar em profunda exaltação, enquanto Śukra está em um ângulo de Thanu Bhāva, e Guru está na 9ª do Lagna do Navāṃśa e o pai do nativo desfrutará de uma vida longa.

6. Status de Realeza para o Pai. Se o Senhor do Dharma estiver em um ângulo e recebe uma dṛṣṭi de Guru, o pai do nativo será um rei dotado com carros, ou será igual a um rei.

7. Riqueza e Fama para o Pai. Deve o Senhor do Dharma estar no Karma Bhāva, enquanto o Senhor do Karma recebe uma dṛṣṭi de um benéfico e o pai do nativo será muito rico e famoso.

8-9. Virtuoso e Devotado ao Pai. Deve Sūrya estar em profunda exaltação, bem como o Senhor do Dharma estar em Lābha Bhāva, e o nativo será virtuoso, querido ao rei e devotado ao pai. Se Sūrya estiver em um trino do Lagna enquanto o Senhor do Dharma  está em Yuvatī, e em yuti ou recebendo uma dṛṣṭi de Guru, o nativo será devotado ao seu pai.

10. Fortunas. A aquisição de fortunas, carros e fama se dará aos 32 anos de idade se o Senhor do Dharma  está em Dhana Bhāva enquanto o Senhor de Dhana estiver em Dharma  Bhāva.

11. Inimigo do Pai. Haverá mutua inimizade entre o pai e o nativo se o Lagneśa estiver no Dharma  Bhāva, mas com o Senhor de Ari. Além disso, o pai do nativo será de uma disposição desprezível.

12. Mendigar por Comida. Se o Senhor do Karma e o Senhor do Sahaja estiverem desprovidos de força enquanto o Senhor do Dharma  estiver em queda ou combusto, o nativo terá de mendigar sua comida.

13-25. Combinações para a Morte do Pai. O pai do nativo morrerá antes do nascimento do nativo se Sūrya estiver em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāvas, bem como o Senhor de Randhra estiver no Dharma  Bhāva, o Senhor de Vyaya em Thanu e o Senhor de Ari em Putra Bhāva. Deve Sūrya estar em Randhra enquanto o Senhor de Randhra estar no Dharma  Bhāva, e o pai do nativo morrerá dentro de um ano de seu nascimento. Se o Senhor de Vyaya Bhāva estiver no Dharma  Bhāva, enquanto o Senhor do Dharma  está em debilidade no Navāṃśa, e o pai do nativo morrerá durante o 3º ou o 16º ano de vida do nativo. A morte do pai ocorrerá aos 2º ou 12º ano do nativo se o Lagneśa estiver em Randhra Bhāva, bem como o Senhor de Randhra está com Sūrya. Deve Rāhu estar no 8º Bhāva do Dharma , bem como Sūrya estar no 9º do Dharma , e a morte do pai acontecerá aos 16º ou 18º ano do nativo. Se Śani estiver no 9º Bhāva de Candra, bem como Sūrya estiver com Rāhu, o pai do nativo morrerá no 7º ou 19º ano de vida do nativo. O nativo em seus 44 anos perderá seu pai se o Senhor do Dharma  estiver em Vyaya, bem como o Senhor de Vyaya no Dharma . Se o Lagneśa está no Randhra Bhāva, assim como Candra estiver em um Navāṃśa de Sūrya, o nativo perderá seu pai aos 35 ou 41 anos de idade. A natividade perde seu pai aos 50 anos de idade se Sūrya, sendo o Senhor do Dharma , estiver conjunto com Maṅgala e Śani. Se Sūrya está na 7ª do Dharma  Bhāva, bem como Rāhu na 7ª de Sahaja Bhāva, o 6º ou 25º ano do nativo será fatal para o pai. Se Śani está no 7º de Randhra Bhāva assim como Sūrya está na 7ª de Śani, as idades de 21, 26 ou 30 serão fatais para o pai. Se o Senhor do Dharma estiver em sua Rāśi de debilidade, enquanto seu dispositor está no Dharma  Bhāva, o nativo perderá seu pai aos 26 ou 30 anos. Assim a Jyotiṣa pode saber os efeitos.

26. Fortunas. A natividade desfrutará de abundância fortuna se Śukra estiver em profunda exaltação e na companhia do Senhor do Dharma  , assim como Śani em Sahaja.

27-28. Períodos Afortunados. Abundantes fortunas serão adquiridas após os 20 anos se Dharma  tiver Guru nele, bem como seu Senhor estiver em um ângulo do Lagna. Deve Budha estar em sua profunda exaltação e o Senhor do Dharma  no próprio Dharma  Bhāva, e abundante fortuna será adquirida após os 36 anos de idade.

29. Deve o Lagneśa estar em Dharma, bem como o Senhor do Dharma  estar no Lagna e Guru em Yuvatī, e haverá ganhos de riqueza e carros.

30. Falta de Fortunas. Se Rāhu está no 9º do Dharma  Bhāva, bem como seu dispositor está no Randhra Bhāva e o Senhor do Dharma  está em queda, o nativo será desprovido de fortunas.

31. Alimento por Mendicância. Deve Śani estar no Dharma  Bhāva junto com Candra, bem como o Lagneśa estar em queda, e o nativo irá adquirir sua comida por meio da mendicância.

32. Oh, Brahmane, estes são os efeitos relacionados ao Dharma  Bhāva. Eu expliquei brevemente. Estes podem ser estimados com a ajuda do estado dos Senhores do Lagna e do Dharma  Bhāva e por outros métodos.