© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Capítulo 18 - Bṛhatparāśarahorāśāstra

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
VOLTAR AO ÍNDICE
_____________________________________________________________________________________________________________________



CAPÍTULO 18. EFEITOS DO PUTRA BHĀVA




1-3. Oh, Brahmane, agora eu falo dos efeitos relacionado ao Putra Bhāva. Se os Senhores do Lagna e do Putra Bhāva estão em suas próprias Rāśis, ou em um ângulo, ou em um trino, a pessoa desfrutará de felicidade através de seus filhos. Deve o Senhor do Putra estar em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāva e não haverá nenhuma prole. O Senhor de Putra deve estar combusto ou com maléficos e estar fraco e não haverá crianças; mesmo, se por acaso houver nascimento, as crianças saem do mundo rapidamente. A yuti do Senhor de Putra com o Lagneśa em um bom Bhāva garante e obtenção precoce de crianças além da felicidade através deles. Se eles se juntam em um Bhāva maléfico, eles demonstram um defeito em relação a isto.

4. Se o Senhor de Putra está em Ari Bhāva, conforme o Lagneśa está em yuti com Maṅgala, o nativo perderá seu primeiro filho, após o que a mulher não será fértil para produzir uma descendência.

5. Deve o Senhor do Putra cair em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāva, enquanto Budha e Ketu estão em Putra Bhāva, e a esposa do nativo dará a luz a um único filho.

6. Se o Senhor de Putra estiver em queda e não lança dṛṣṭi em Putra, enquanto que se Śani e Budha estiverem em Putra, a esposa do nativo dará um único filho.

7. Deve o Senhor do Dharma  estar no Lagna, enquanto o Senhor do Putra está em queda e Ketu está em Putra junto com Budha e a obtenção de prole virá depois de uma grande provação.

8. Se o Senhor do Putra estiver em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāva, ou estiver em uma Rāśi inimiga, ou estiver em queda, ou no próprio Putra, a natividade irá gerar sua prole com dificuldade.

9. Caso o Putra Bhāva seja governado por Śani ou por Budha, e esteja ocupado ou recebendo dṛṣṭi de Śani e de Mandi, a pessoa irá adotar seus filhos.

10. Caso Sūrya e Candra estejam juntos em uma Rāśi e no mesmo Navāṃśa, o nativo será criado por três mães ou dois pais.

11. Filhos adotados são indicados se Putra está ocupado por seis Grahas enquanto seu Senhor está em Vyaya Bhāva e Candra e Lagna estão dotados com força.

12. Haverá muitos filhos se o Senhor de Putra está forte, enquanto Putra está recebendo dṛṣṭi por Budha forte, Guru e Śukra.

13. Se o Senhor de Putra está com Candra ou está em seu Decanato, o nativo gera filhas, assim dizem os Jyotiṣinis.

14. Se o Senhor de Putra estiver em uma Rāśi Móvel (áries, câncer, libra, capricórnio), enquanto Śani está em Putra, bem como Rāhu está com Candra, a criança nascida será de um nascimento questionável.

15. Sem dúvida o nativo é de outro lombo (adotado? ou de meios questionáveis) se Candra está na 8ª do Lagna enquanto que Guru está na 8ª de Candra. A dṛṣṭi  de maléficos ou yuti é essencial neste yoga.

16. Se o Senhor de Putra está exaltado, ou está em Dhana, Putra ou Dharma Bhāva, ou está em yuti com, ou recebendo dṛṣṭi de Guru, a natividade obterá filhos.

17. A pessoa obterá filhos, que indulgirá em ações médias, se Putra estiver ocupado por três ou quatro maléficos, enquanto o Senhor de Putra está em queda. Um benéfico (incluindo Budha) em Putra está excluído na dita combinação.

18. Se Putra está ocupado por Guru, enquanto seu Senhor está com Śukra, a pessoa obterá filhos aos seus 32 anos ou 33 anos de idade.


19. Deve o Senhor de Putra estar em um ângulo junto com Guru, o Kāraka de filhos, e a pessoa obterá filhos na idade de 30 ou 36 anos.

20. Se Guru estiver no Dharma  Bhāva, enquanto Śukra está na 9ª do Guru junto com o Lagneśa, a pessoa obterá filho na idade de 40 anos.

21. O nativo, na idade de 32 anos, perderá seu filho se Rāhu estiver em Putra, o Senhor do Putra estiver em yuti com um maléfico e Guru estiver debilitado.

22. Haverá perda de filhos aos 33 e 36 anos se um maléfico está na 5ª de Guru enquanto outro está na 5ª do Lagna.

23. Caso Mandi esteja no Lagna, enquanto o Lagneśa está em queda, e o sofrimento por conta de perda de filhos se passará na idade de 56 anos.

24-32. Número de Filhos. Haverá 10 filhos se Bandhu Bhāva e Ari Bhāva estão ocupados por maléficos enquanto que o Senhor do Putra está em profunda exaltação se juntando ao Lagneśa, bem como Guru está com outro benéfico. 9 será o número de filhos que virá se Guru estiver em profunda exaltação bem como Rāhu estiver com o Senhor do Dhana, e o Dharma  Bhāva estiver ocupado por seu próprio Senhor. Haverá 8 filhos se Guru estiver em Putra ou em Dharma Bhāva, enquanto o senhor de Putra estiver dotado com força e o Senhor de Dhana estiver em Karma a Bhāva. Śani no Dharma  Bhāva enquanto o Senhor do Putra está no próprio Putra, dá 7 filhos, dos quais gêmeos irão nascer duas vezes. Se o Senhor de Putra está em Putra em Yuti com o Senhor de Dhana, haverá o nascimento de 7 filhos, dos quais 3 passarão rapidamente. Somente 1 filho é indicado se houver um maléfico no Putra Bhāva, enquanto o Guru está na 5ª de Śani ou vice-versa. Se o Putra Bhāva tem um maléfico nele, ou se Śani está na 5ª do Guru, o nativo terá filhos somente através de sua segunda ou terceira esposa. Deve Putra estar ocupado por um maléfico enquanto Guru está em yuti com Śani no Putra Bhāva, assim como o Lagneśa está no Dhana Bhāva, e o Senhor de Putra em yuti com Maṅgala, e a pessoa terá vida longa, mas perderá seus filos um depois do outro conforme eles forem nascendo.