© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Candra Graha

Candra Graha

Candra nos 12 Bhāvas
Candra nas 12 Rāśis









Candra



Quando Candra Graha é maléfico, está em Vṛścika Rāśi, nos 6º, 8º ou 12º Bhāva, ou em yuti com Rāhu ou Ketu, os efeitos para a vida do nativo serão muito adversos. Desde problemas de relacionamentos com a mãe, quanto aqueles que envolvem o conjugue e os relacionamentos com amizades femininas também. Essa posição causa morte prematura tanto para o nativo quanto para o seu conjugue. Gulikā associado com Candra traz uma vida de sofrimento para a mãe, ou estas colocações fazem a mãe do nativo ser a causadora de seus piores tormentos.

É a partir de Candra que se determina a paz mental de uma pessoa, se esse Graha se encontra aflito, haverá muito sofrimento e angústia mental, cuja fonte pode ser observada a partir do maléfico ou do upagraha que o aflige.


Características
A Força Direcional de Candra é no Norte do Quadrante, tanto quando visto do Lagna quanto do Āruḍha Lagna, isto é, a 4ª casa de cada um dos pontos acima mencionados. Seu obstrutor é Śani Deva. Entretanto, Candra governa sobre o Noroeste;
Dignidade
Seu Mūlatrikoṇa e Exaltação estão em Vṛṣa;
Sua Debilidade está em Vṛścika;
Seu Domicílio está em Karkaṭa.





Elementos


“É através de Candra que se deve determinar o bem-estar da mãe, a tranquilidade mental, banho de mar, proteção, bom vento, frutas, ternura, flores, milho, agricultura, fama, aquisição de pérolas, sino de metal, prata, substâncias doces, leite etc., roupas, água, vacas, mulheres, refeições boas, saúde física e beleza.
É a Lua que determina o caráter do coração de uma pessoa, a compreensão, favor real, a mãe e riqueza.
As moradas de Candra são locais onde a Deusa Parvati é mantida, o ponto ocupado por uma mulher, um local onde existe água, uma erva ou planta, um ponto onde mel ou licor é mantido e o quadrante Noroeste.
Quem adora Sasta (divindade), uma mulher, um lavadeiro, um cultivador, um animal aquático, uma lebre, um antílope, uma garça azul e o perdiz grego são indicados por Candra”. Mantreśvara

 Mantras

ॐ सौं सोमाय नमः॥
Oṁ Sauṁ Somāya Namaḥ ||

——  ——

श्रां श्रीं श्रौं सः सोमाय नमः
Oṁ śrāṁ śrīṁ śrauṁ saḥ somāya namaḥ ||

——  ——
ॐ स्वाँ सोमाय नमः
Oṁ svāṁ somāya 
namaḥ ||


É a Mente do Kālapuruṣa; Do Ministério ele é o Rei e pertence à casta dos Vaiśyas; Representa Kṛṣṇa, Āvatara de Viṣṇu; É presidido por Parvatī (Mantreśvara); É senhor sobre o Noroeste; Seu Digpāla é Vāyu; Está dotado com Sattva Guṇa; Ele possui JalaTattva; Está dotado com Vata e Kapha em seu humor; Sua divindade é Varuṇa; É um maléfico natural quando minguante; É um benéfico natural quando crescente; Sua cor é branca; É feminino em gênero; É forte durante a noite, na direção Noroeste do quadrante, quando está em sua fase cheia, quando está na 4ª do Lagna ou do AL; Mora em locais aquosos; Seu dathu – sangue; Ele governa sobre o paladar; Ele governa sobre o olho esquerdo; Governa sobre o sabor salgado; Governa sobre as plantas rastejantes, viçosas e florescentes, ervas, plantas que têm seiva leitosa; Seu grão é o arroz branco; Sua pedra é a pérola; Seu metal é a prata; Candra é um Dhatu Graha (governa sobre metais e matéria inerte); Candra é uma pessoa de 70 anos; Candra tem marcas na cabeça; Governa sobre o Lado Esquerdo do corpo; É amigo natural de Sūrya e Budha; É neutro natural de Maṅgala, Bṛhaspati, Śukra e Śani; É inimigo natural de Rāhu e Ketu; É pai de Budha Graha; Candra é o indicador de mãe para todos os seres; Candra causa morte através de cólera, doenças por água contaminada, doenças pulmonares, seres vivos em geral; Roupas de seda branca.

Medidas Corretivas


O yantra de Candra abençoa o nativo com respeito, amizade e bem estar. O Soma Vrata deve ser começado sempre em uma segunda-feira durante a quinzena clara, Śukla Pakṣa. O yantra deve ser instalado adequadamente e mantido junto de uma imagem do Senhor Śiva. Roupas brancas, assento branco e a própria alimentação deve ser com alimentos de cor branca.

O Yantra, se não puder ser gravado em prata, deve ser escrito em bhojprata com uma mistura de sândalo com cânfora e usando um galho de tulasi ou de romā como caneta. Outros tipos de Yantras, confeccionados em cobre também são indicados.

Parāśara dá a quantidade de números que cada mantra deve ser recitado para cada Graha; Outros Yantras e métodos de adoração são descritos em diversos tratados

Este Bīja mantra deve ser recitado 600 mil vezes; O sábio é Bṛghu; a métrica é pangti; a divindade é o Senhor Candra; o bīja é Soṁ; e a Śakti é namaḥ.

ॐ सौं सोमाय नमः॥
Oṁ Sauṁ Somāya Namaḥ ||

O mantra de Candra deve ser recitado 11 mil vezes, oferecendo 1/10 em tarpanam e 1/10 em marzan, doando artigos de Candra Graha em seguida.

श्रां श्रीं श्रौं सः सोमाय नमः
Oṁ śrāṁ śrīṁ śrauṁ saḥ somāya namaḥ ||

——  ——

ॐ स्वाँ सोमाय नमः
Oṁ svāṁ somāya namaḥ ||





BPHS

(Nota de roda-pé da minha tradução do BPHS)

Quando os Devas estavam sacudindo o oceano em busca do Amṛita, o néctar da imortalidade, ele (Rāhu)se disfarçou entre os Devas e bebeu um pouco desse néctar. Mas tanto Sūrya quanto Candra descobriram a fraude e a revelaram para Viṣṇu, que cortou Rāhu ao meio. A parte de sua cabeça é conhecida como Rāhu e a outra metade, a cauda, é conhecida como Ketu. Como Rāhu já havia bebido o néctar da imortalidade, ele não podia mais morrer, daí ele se tornou fixo na esfera celeste e para se vingar de Sūrya e de Candra que o deletaram, ele ocasionalmente causa eclipses, enquanto que o rabo, chamado Ketu, faz nascer inúmeros cometas e meteoros furiosos. Rāhu na Astrologia é o Nodo Norte, enquanto Ketu é o Nodo Sul. Rāhu também é descrito como a cabeça do dragão, como o nodo ascendente da Lua (ou o ponto onde a Lua intercepta a elíptica, passando para o Norte). Como um dos Navagrahas, ele governa sobre a direção Noroeste do Quadrante (Laghuj); No Artha Veda a palavra Rāhu é usada para descrever um eclipse ou o início de algo que está sendo ocultado ou obscurecido.

A yuti destes nodos com estes dois luminares em uma carta de nascimento sempre precisará de retificações. O aspecto de Rāhu igualmente naqueles períodos e sub períodos governados por ele.

  

Mantreśvara

É através de Candra que se deve determinar o bem-estar da mãe, a tranquilidade mental, banho de mar, proteção, bom vento, frutas, ternura, flores, milho, agricultura, fama, aquisição de perolas, sino de metal, prata, substancias doces, leite etc., roupas, agua, vacas, mulheres, refeições boas, saúde física e beleza.

Se ao nascimento de uma pessoa, a Lua crescente se encontra na 1ª casa, a pessoa possuirá uma constituição forte e longa vida. A pessoa será livre de medo, muito poderoso e rico. Mas se a Lua estiver minguante, os efeitos acima citados serão inversos. Se a Lua ocupar a 2ª casa, a pessoa nascida será rica, muito instruída ou de fala suave; ela será sensual, mas defeituosa em algum membro. Se a Lua estiver na 3ª casa, a pessoa terá irmãos, será lascívia, forte e poderosa, mas muito miserável.
Se ao nascimento a Lua estiver na 4ª casa, a pessoa será feliz e indulgente nos prazeres sensuais. Ela será liberal nos presentes, terá amigos, veículos e se tornará renomada. Se a Lua ocupar a 5ª casa, a pessoa terá bons filhos, será muito inteligente, andará suavemente e se tornará um ministro. Se a Lua estiver na 6ª casa, a pessoa nascida terá vida curta, será ignorante, sofrerá do estômago etc., ela também sofrerá humilhação. Se a lua ocupar a 7ª casa, a pessoa será agradável em aparência, será amada por uma bela donzela e será excessivamente adorável.
A pessoa em cujo nascimento a Lua está na 8ª casa sofrerá de doenças e terá vida curta. Se a lua ocupar a 9ª casa ao nascimento, a pessoa será próspera, virtuosa e abençoada com filhos. Ela será vitoriosa e todos os seus empreendimentos serão coroados com sucesso desde o início. Se a Lua ocupar a 10ª casa ao nascimento, a pessoa fará boas ações e irá ser útil aos virtuosos. Se a Lua estiver na 11ª casa, a pessoa nascida será magnânima, de vida longa, e dotada com riqueza, filhos e servos. Se a Lua estiver na 12ª casa ao nascimento, a pessoa será odiada pelos outros; ela sofrerá miséria, será insultada e será muito indolente.



Assuntos Gerais

Sono excessivo, preguiça afecções fleumáticas, (Kapharoga), diarreia, carbúnculos, febre tifoide, perigo de animais com cifres e animais aquáticos, indigestão (Agnimandya), anorexia (Aruchi), problemas que vem de mulheres, icterícia, aberração mental, impureza do sangue, perigo de água, Balagrahas, Deusa Durga, Kinnaras, Deus Yama, serpentes e de Yaksha femininos podem ser esperados através de Candra.

Se Candra (fase cheia) estiver no kārakāṃśa, ele desfrutará de prazeres e será um estudioso. BPHS