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Praśna

 
Em uma época em que ainda não existiam Softwares Astrológicos... 
Relógio do Sol 

Praśna Mārga
Astrologia Horária





De acordo com a opinião dos astrólogos, todos aqueles seres viventes que são impelidos (por Daiva) gostariam de conhecer o curso da natureza boa e má das coisas em suas vidas. Uma vez, até mesmo o Senhor do mundo, Brahmā, aproximou-se de Viṣṇu para aprender astrologia horária.


Livros Sobre Praśna:

1. Praśna Tantra -
Śrī Nīlakanta
2. Praśna Mārga - Harihara



Qual a intenção do querente ao se aproximar de um astrólogo?
Quer a pessoa seja sincera ou não na colocação da pergunta, deve-se primeiramente observar a força do ascendente. O astrólogo deve então estudar os bons e maus aspectos do querente e sua predição será devidamente inspirada.
Além dos Avasthas vistos com relação aos Navagrahas, Śrī Nīlakanta adiciona estes: 



  • Dīpta (exaltação) – sucesso no empreendimento;
  • Dīna (debilidade) – sofrimento;
  • Mudita (signo amigável) – ganho de riqueza e de felicidade;
  • Svastha (própria casa) – fama;
  • Suptha (casa inimiga) – sofrimento e medo de inimigos;
  • Nipīditha (vencido) – perda de dinheiro;
  • Mushita (combusto) – fracasso e perda de dinheiro;
  • Parihīna (descendo para a debilidade) – fracasso e perda de dinheiro;
  • Suvīrya (subindo para a exaltação) – acesso a transportes e ouro;
  • Athivīra (excesso de vargas benéficos) – sucesso político e valiosos contatos.


Os Kārakas, além dos citados em Navagrahas:


  • O Sol significa Leste, natureza Sattvica, realeza, pai, casta dos Kṣatriyas (guerreiros, militares, e outros afins), calor, cor vermelho sangue, temperamento inconstante, olhos cor de mel, fleuma, minerais, coragem e cabelo fino. 
  • A Lua significa fleuma, estação de chuvas, suavidade, mãe, cor branca leitosa, natureza Sattvica, seres viventes, casta dos Vaiśya (comerciantes), rapidez, forma circular, vento e olhos charmosos. 
  • Marte indica a estação Grīṣma (de meados Maio a meados de Julho, entre Gêmeos e Câncer), casta dos Kṣatriyas, vermelho sangue, Sul, comandante chefe, natureza hesitante, juventude, dhatu, (minerais), olhos brancos (pīta), crueldade, constituição biliosa, sikhi (possuindo um tufo). 
  • Mercúrio significa estação Śarad (de meados Setembro a meados de Novembro, Libra-Escorpião), tom azulado, corpo alto, impotência, mūla (minerais), herdeiro, habilidade na escrita, Norte, casta dos Śudrās (trabalhadores braçais, serviçais etc), uma mistura de natureza fleumática, ventosa e biliosa. 
  • Júpiter governa a natureza Sattvica, riqueza, frio, constituição fleumática, corpo alto, primeiro ministro, Brahmanes, sexo masculino, meio-dia, Nordeste, olhos cor de mel. 
  • Vênus significa paz, mulheres Brahmanes, subordinados, primeiro ministro, natureza inconstante, cor branca, Sudeste, constituição fleumática, gosto amargo e cabelos encaracolados. 
  • Saturno significa cor preta, natureza pecaminosa, fraqueza, velhice, impotência, mūla (minerais), intocáveis, desleixado, a estação Śiśira (Janeiro a Março, Aquário-Peixes), vento, natureza cruel, Oeste e constituição ventosa. 
  • Rahu significa ‘dathu’, tufo de cabelo, mūla (vegetais) e eventos indicados por Saturno se tornam fortes em um Kendra de Mercúrio ou do Ascendente. Śrī Nīlakanta

As casas e seus significados em Praśna tomam diferentes nuances de acordo com cada pergunta.

Ao lado alguns exemplos:
  • Sobre questões a serem respondidas se vão ou não frutificar, o sucesso, em termos gerais, se dá pelo Lagna e por Candra com força. 
  • Sobre questões financeiras, o Senhor do 2º Bhāva, Lagna e Senhor Candra deve estar envolvidos. 
  • Sobre colheitas, o Lagna é aquele que cultiva a terra; o 4º Bhāva é a terra; o 7º Bhāva é a cultivação; e o 10º Bhāva representa a colheita (o Karma). 
  • Sobre doenças, o Lagna é o médico; o 7º Bhāva é a doença; o 4º Bhāva é o tratamento; o 10º Bhāva é o paciente. 
  • Sobre amizade, honra/favores a serem recebidos de alguém, o Lagna é o querente; o 11º Bhāva é a pessoa de quem se espera favores. 
  • Em questões sobre inimizades, o 6º Bhāva representa a força do inimigo, enquanto que o 12º Bhāva representa a força do querente.
                                                                                                     
As misérias dos homens se devem à ira dos Devas (no sentido de Karma colhido), Dharma-devas, serpentes, pais, preceptores, Brahmanes, Pretas e Bhūtas. Eles são em número de 11. Eles também são devido ao mal olhado, curses (maldições) ações maléficas dirigida por inimigos e outras aflições. Causas e remédios para tais misérias são dadas para o benefício do querente.
– Nambudari Brahmin

Os Yogas em Jyotiṣa e ensinados por Pārāśara e outros Ṛṣis são inumeráveis. Mas os mesmos quando aplicados em Praśna Mārga se tornam infrutíferos se não obcedecerem às regras dadas ao Ithasala Yoga. Também nunca se deve considerar Rāhu e Ketu em qualquer Yoga.

Neste Ramo de Conhecimento, outros Yogas são observados, e são os citado à direita:



Aqui alguns yogas muito utilizados em Tajika, e também úteis em Prāśna Mārga

1. Ikabala Yoga – todos os planetas estão em kendras (1,4,7,10) e nas panapharas (2,5,8,11). Resultado: Este yoga alivia várias aflições na Carta Anual ou no Praśna. Ele produz benefício de profissão ou negócio, ganho de status, acesso à riqueza, aquisição de veículos, conforto em geral, e boa sorte.

2. Induvara Yoga – todos os planetas estão em Apoklimas (3,6,9,12).
Resultado: Este yoga é considerado inauspicioso. Leva à decepções, queda em status, doença mental, e medo dos adversários.

3. Ithasala (também Muthasila) Yoga – o planeta de movimento mais rápido transmite sua força para o planeta de movimento mais lento. Neste processo os planetas envolvidos compartilham o benefício. Este yoga é formado pelo lagneśa e o kāryeśa. Supondo que a pessoa pergunte sobre casamento, o kāryeśa se torna o senhor da casa 7.

Observe as Propriedades em Ithasala Yoga:

a. velocidade entre os planetas. O planeta mais rápido transmite sua força para o mais lento. Então, para ser positivo, o mais rápido tem que estar atrás e não na frente do mais lento.
b. as casas onde os planetas estão colocados para saber se é benéfico ou maléfico.
c. Mútuo aspecto – os dois têm que estar se aspectando para a formação deste yoga.
d. Orbitas de influência – veja a tabela abaixo. Somente dentro destes graus (deeptamsha) o ithasala se materializa. 
e. planetas retrógrados – se o mais rápido e com menor número de graus (que está atrás) estiver retrógrado, não há ithasala. Se o mais lento e com maior número de graus estiver retrógrado, isto aumenta a intensidade do ithasala.
f. o ithasala não frutifica quando – ambos estiverem combusto, retrógrados, fracos, debilitados.

3.a – tipos de Ithasala:

a. Vartamana Ithasala (os dois se aspectam; o mais rápido está atrás do mais lento; os dois estão dentro de seu deeptamshas) – resultado positivo.
b. Pūrna Ithasala (mútuo aspecto; o mais rápido está na frente do mais lento, mas dentro de um grau – resultado positivo.
3. Bhavishyat Ithasala (o mais rápido está no fim do signo, ou seja, em rashyanta; o mais lento planeta esta no signo seguinte e dentro do deeptamsha). O evento acontece na última parte do ano da carta anual.

4. Ishrafa (Mushrif) Yoga – yoga da separação (ishrafa = gasto ou desperdício).
- o mais rápido planeta está um grau a frente do planeta mais lento;
- os dois estão em mútuo aspecto.
Resultado: Indica obstáculos nos empreendimentos

5. Nakta Yoga – realização com ajuda de alguém.
- não há mutuo aspecto entre Lagneśa e Karyeśa
- mais rápido planeta está localizado entre o Lagneśa  o Karyeśa fora de seu deeptamshas.

6. Yamaya Yoga – realização com ajuda de alguém mas com dificuldade.
- não há mutuo aspecto entre os dois;
- mais lento planeta está localizado entre os dois dentro de seu deeptamshas

7. Manau Yoga – medo de inimigos, falha nos empreendimentos, aumento de débitos, brigas e perda de dinheiro.
- há um ithasala;
- um maléfico (marte/saturno) está em yuti com um deles dentro do seu deeptamsha.

8. Kamboola Yoga – aumenta o poder do ithasala e a significação das casas envolvidas de acordo com a força do Lagneśa, kariesha e lua.
- ithasala completo.
- a lua se junta em qualquer um dos lados

9. Gairi Kamboola Yoga – a realização se dá através da ajuda de alguém.
- ithasala completo.
- a lua se junta em qualquer um dos lados no último grau de um signo
- ao entrar no outro signo, a lua estabelece ithasala com o Lagneśa ou o Karyeśa e algum poderoso planeta.

10. Khallasara Yoga – negação do ithasala yoga, destruição do Kamboola Yoga.
- ithasala completo.
- Lua não qualificada, não está em ithasala com nenhum dos dois significadores do ithasala.

11. Ruda Yoga – negação do ithasala
- ithasala completo.
- os dois combustos ou retrógrados ou debilitados ou nas casas 6, 8 ou 12, ou em casas inimigas, ou em conjunção ou aspectado por maléficos.

12. Duhphali Kuttha Yoga – realização do efeito desejado
- ithasala completo.              
- o mais lento em exaltação/ou na própria casa/ou forte;
- o mais rápido planeta fraco/não exaltado/ou não na própria casa.

13. Dutthottha Yoga (Davira Yoga) – realização do desejo com ajuda de alguém
Lagneśa e Karyeśa fracos (quer ou não em ithasala)
- Um deles está em ithasala com qualquer outro planeta forte que está exaltado ou na própria casa.

14. Tambira (Shubha) Yoga – realização com ajuda de alguém depois de algum atraso
- não tem ithasala.
Karyeśa está no rashyanta (ultimo grau?)
Karyeśa entrando na casa seguinte estabelece ithasala com Lagneśa e com outro planeta que está forte ou em sua própria casa.

15. Kuttha Yoga – favorável
Lagneśa e Karyeśa estão em kendras e panapharas
- Presença de benéficos e ausência de maléficos aspectos ou conjunções

16. Durapha Yoga – falha, queda nos empreendimentos
- significadores fracos, posicionados em casas trika (6, 8,12), combustos, retrógrados.

Os seguintes são os Principais Yogas usados em Astrologia Horária:

Ithasala é o mais importante de todos, gerando diversos sub-yogas a partir dele. Este Yoga é formado pelo Lagneśa e o Karyeśa. Karyeśa é o significador de algum assunto, o Senhor de um dado Bhāva em questão.

1. Ithasala Yoga: Se o mais rápido planeta com menor longitude estiver atrás de um mais lento com uma maior longitude, o Ithasala Yoga é formado.

1.a. Muthasila Ithasala: Se o último planeta está à frente do primeiro por um minuto ou 30”, isto se torna um completo Ithasala e este Yoga se torna um Muthasila.

1.b Pūrna Ithasala: Quando os corpos acima citados estão em exatos graus de aspecto, ele é chamado de Pūrna.


2. Easarapha Yoga
3. Naktha Yoga
4. Yamaya Yoga
5. Kambūla Yoga


Orbe de Radiância 

Dīptamsha: Sol – 15º; Lua – 12º; Marte – 8º; Mercúrio – 7º; Júpiter – 9º; Vênus – 7º; Saturno – 9º.

A velocidade de cada um dos planetas, do mais rápido para o mais lento, é:

Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

Graus do Cakra Zodiacal:


Áries – 00-30º - 
Touro – 30º-60º - 
Gêmeos – 60º-90º - 
Câncer – 90º-120º - 
Leão – 120º-150º - 
Virgem – 150º-180º - 
Libra – 180º-210º - 
Escorpião – 210º-240º - 
Sagitário 240º-270º - 
Capricórnio 270º-300º - 
Aquário 300º-330º - 
Peixes 330º-360º.

Propriedades Básicas Para um Ithasala

  • Dois planetas precisam estar em mútuo aspecto;
  • O planeta de movimento mais rápido tem que estar atrás do planeta de movimento mais lento para que o Yoga seja formado, pois em dado momento ele alcançará o mais lento e transmitirá a ele a sua radiância.
  • Os planetas envolvidos são aqueles, em sua maioria, Lagneśa e Karyeśa, onde o Karyeśa é o significador principal da pergunta, o Senhor de uma Casa que governa os assuntos que giram em torno da pergunta.
  • Não se deve aplicar a condição de “Relacionamento” entre planetas entre Lagneśa e Karyeśa. Ou seja, se eles são amigos, inimigos ou neutros, isso não importa na condição e resultado do Ithasala Yoga que foi formado.
  • A Orbe de Radiância (Dīptamsha, ou Deeptamsha) de cada um dos planetas deve ser levada em consideração, pois além desses graus de radiância de seus raios, os planetas perdem sua influência. 
  • A frutificação do Ithasala só se dará quando os planetas caem dentre dessas orbes (de ambos os lados de seu ponto referencial). Veja os valores do Dīptamsha ao lado.
  • No processo de transmitir a Radiância, ambos os planetas envolvidos no Ithasala compartilham do benefício.
  • É um yoga muito auspicioso e, sendo perfeito, implica em realização plena do evento.
  • Planetas vencidos em yuddha (guerra planetária), combustos (raivosos), fracos etc., produzem um Ithasala comum e fraco.

Calculando o Ithasala

O mais importante yoga de um praśna mārga, bem como de um Tajika tem de ser verificado (manualmente) pelo seguinte cálculo. Supondo um aspecto mútuo entre Sol e Lua. Transcreva esta posição para graus inteiros dentro do Cackra Zodiacal, ou seja, Sol a 123º50’ e Lua a 39º40’.

Dizer que Sol está a 123º50’ no Cakra Zodiacal, significa dizer que ele está a 3º50’ no Signo de Leão. O mesmo se deve aplicar para cada planeta como mostra na Tabela dado ao lado sobre "Graus do Cakra Zodiacal"

Reduza ambos em signos, graus e minutos. Note que cada Signo tem o comprimento exato de 30º. Dividindo 123º por 30º temos 4 (4 x 30º = 120º), com resto de 3º e 50’. Proceda da mesma forma para encontrar a longitude da Lua. As longitudes de ambos serão 4 Signos 3º50’ e 1 Signo 9º40’, respectivamente. Em seguida, remova os signos inteiros. O resultado será 3º50’ para Sol e 9º40’ para Lua.

Assim, pode-se perceber que a Lua é que possui um número maior de graus, embora ela esteja 4 signos atrás do Sol no Cakra Zodiacal.

Pelo cálculo dado, percebe-se que o planeta mais rápido (Lua) está à frente do mais lento (Sol) , logo, isso não atende as condições dadas em "Propriedades Básicas" que eu dei anteriormente e, portanto, não há qualquer meio dele (Sol, o mais lento e atrás) alcançar a Lua (mais rápida e à frente) e transmitir a ela a energia necessária para fazer o evento frutificar.

Estar à frente e estar atrás, neste contexto, significa exatamente como o mostrado pelo cálculo. Nunca se deve tomar um planeta como estando à frente se ele estiver posicionado em Touro quando o outro está posicionado em Áries. Não é assim que se calcula a formação de um Ithasala Yoga.

Esse cálculo é a base para todos os outros Yogas aqui apresentados.


Calculando o Dīptamsha 

Para realização do Ithasala, os graus do Dīptamsha de cada planeta envolvido tem que ser somados e divididos por 2.

Em um novo exemplo, tomemos como estudo uma pergunta sobre sucesso profissional. Lembre que em Pārāśara está dito que a yuti entre o Senhor do Lagna e o Senhor de Karma Bhāva, traz imenso sucesso profissional. Aqui essa influência precisa ser vista sobre se há ou não a formação de Ithasala Yoga entre esses dois senhores para que a resposta sobre a questão seja favorável.

Tome Marte como o Senhor do Lagna e depositado no próprio Lagna a 7º42’. Tome Sol como o Senhor de Karma Bhāva a 3º50’ no 10º Bhāva (Um mero exemplo, pois sabemos que a posição de ambos não causa dṛṣṭi aqui, ou seja, Marte no Lagna não aspecta Sol na 10ª casa e nem Sol aspecta Marte no Lagna, e uma das regras é a exigência de mútuo aspecto entre Lagneśa e Kariyeśa).

Sol é o mais rápido e está atrás de Marte, logo, em dado momento do tempo, ele alcançará Marte e transmitirá a ele a sua radiância  fazendo o evento frutificar positivamente. Entretanto, deve-se calcular a Orbe de Radiância dos dois planetas envolvidos para se certificar de que o Ithasala é perfeito.

A Orbe de Radiância de Marte é de 8º e do Sol é de 15º (8 + 15 = 23), que dividido por 2 será igual a 11.5º, e está dentro da Orbe de Radiância do Sol, o mais rápido em movimento planetário. Marte o, mais lento, precisa estar a 11.5º dentro da Orbe do Sol.

Marte a 7º42’ e Sol a 3º50’ (7º42’ - 3º50’ = 3º52’). Logo, Marte está a 3º52’ à frente do Sol. Isto é, dentro de sua Orbe de Radiancia, que é de 15º. 

A resposta para esta questão será sucesso profissional, pois o Ithasala atende a todas as propriedades básicas para sua formação e frutificação.


Qualquer que seja o problema atual em sua vida, ele não está nas pessoas que lhe trazem perturbações, nem mesmo nos Navagrahas que são senão Guardiões do Karma. O problema está naquilo que você semeou e hoje está colhendo. Deixe que a benignidade do Senhor Supremo traga sobre você alívio ao que pode ser aliviado, mudança ao que pode ser mudado, e resignação ao que não pode ser alterado.
– Karen de Witt