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Yogakāraka - a Boa Fortuna, Status e Fama

Yogakāraka é um planeta capaz de trazer boa fortuna ao nativo (Capítulo 36. BPHS) porque ele governa sobre dois Bhāvas favoráveis, um deles sendo um Kendra (quadrante, 1, 4, 7 ou 10) e o outro Bhāva sendo um trikoṇa (trinos, 1, 5, 9). Aqui será estudado conforme as regras dadas por Parāśara.

Como um Graha se torna Yogakāraka:

A base para a Astrologia Preditiva é o relacionamento mútuo entre os Senhores dos Bhāvas. Portanto, no estudo dos Yogakārakas, todas as regras devem ser bem assimiladas. Eis que nestes versos são estabelecidas as condições para a formação dos Yogakārakas:



1. O parivartana (quando o Senhor de um Trikoṇa e de um Kendra estão trocando de Bhāva, ou seja, o Senhor do Trikoṇa está depositado em um Kendra e o Senhor deste em um Trikoṇa);
2. A Yuti do Senhor de um Kendra e do Senhor de um Trikoṇa em um Kendra ou em um Trikoṇa;
3. O Dṛṣṭi inteiro do Senhor de um Kendra sobre o Senhor de um Trikoṇa (aspecto mútuo);
4. Se um e o mesmo Graha governa sobre um Trikoṇa e um Kendra simultaneamente e está depositado em um Trikoṇa ou em um Kendra.


Regras para determinar o benefício ou malefício dos Grahas:
                            

1. Benéficos naturais (Bṛhaspati, Śukra, Budha e Candra em Śukla Pakṣa) não são auspiciosos meramente pela virtude de serem Senhores de Kendras. Aqui eles sofrem de Kendradhipatya Doṣa (o defeito de um benéfico natural ser o Senhor de um ângulo). Em Mithuna e Kanyā Lagnas, Budha sendo o Senhor do 4º e do 10º, torna-se o Senhor de um ângulo, mas ele não perde sua natureza benéfica. Mas em ambos estes Lagnas, Bṛhaspati será o Senhor de dois Kendras e, consequentemente, ele perderá sua natureza benéfica e estará contaminado pelo Kendradhipatya Doṣa. Budha estará na mesma situação no caso dos Lagnas Dhanu e Mīna.

2. Naturais maléficos (Maṅgala, Śani e Candra Kṣīṇa, ou seja, em Kṛṣṇa Pakṣa) não dão efeitos auspiciosos somente por obter o senhorio de um Kendra.

3. Lagna é tanto um Kendra quanto um Trikoṇa. Portanto, o Senhor do Lagna (Lagneśa) dará sempre efeitos auspiciosos, quer ele seja um benéfico ou um maléfico.

4. Os Senhores dos Bhāvas 3-6-11 são chamados de Trishadayadhisha. Se um Graha governa qualquer uma dessas casas, ele se torna o doador de efeitos inauspiciosos.

5. Os Senhores dos Bhāvas 12-2-8 não são livres em doação de efeitos, embora neutros por esta condição. Se neutros, então eles funcionam como Budha Graha que se torna maléfico ou benéfico por associação com maléficos e benéficos naturais. Se os Senhores dos Bhāvas 12-2-8 não estiverem associados com qualquer Graha, então eles darão o efeito do Governante daquele Bhāva em que o seu segundo signo cai. Aqui a “ordem ascendente” quer dizer que o Senhor do 2º é mais forte do que o Senhor do 12º e o Senhor do 8º é mais forte ainda do que os outros dois, deste modo o Senhor do 8º Bhāva tem a mais forte capacidade para doar os efeitos. Se o Senhor do 8º Bhāva se torna também o Senhor de uma casa de ferimento (3, 6, 11), então ele será dotado de extrema natureza maléfica. Se o Senhor do 8º ocupa um trino (1, 5, 9), então ele se torna um benéfico, quer esteja ou não associado com um benéfico, pois, pela regra supracitada, o Senhor de um Trikoṇa é sempre benéfico, quer seja um benéfico ou maléfico natural.

6. Kendra (ângulos) são os Bhāvas 1-4-7-10; Trikoṇas (trinos) são os Bhāvas 1-5-9; Trishadayadhisha (casas de ferimento) são os Bhāvas 3-6-11; e Parashraya são os Bhāvas 12-2-8. Os Bhāvas mais fortes das 4 classes citadas são 10º para os Kendras, 9º para os Trikoṇas, 11º para os Trishadayadhisha; e 8º para os Parashraya, aplicando sempre a ordem ascendente de maior força.

7. Candra é tanto benéfico (Śukla Pakṣa) quanto maléfico (Kṛṣṇa Pakṣa). Significa dizer que seu poder de causar benefícios vai diminuindo proporcionalmente depois da Lua Cheia, mas ele permanece auspicioso até a 7ª Tithi (Saptami) da metade do mês. Esse poder benéfico vai diminuindo a partir da 8ª Tithi, proporcionalmente, e Candra se torna completamente maléfico no Amāvasyā, a 30ª Tithi do mês. A partir daí, seu poder maléfico vai diminuindo gradualmente e pela 7ª Tithi da metade clara (Śukla Pakṣa) todo seu poder de causar mal desaparece e Candra se torna novamente benéfico. Portanto, Candra é um planeta semi benéfico.

8. Budha dá efeitos auspiciosos quando sozinho em um Bhāva ou quando em Yuti com Candra, Bṛhaspati e Śukra. Mas quando em Yuti com um maléfico, ele também se torna maléfico.

9. A ordem ascendente de força dos planetas em termos de benefício: Candra crescente, Budha, Bṛhaspati e Śukra. Da mesma forma, quando eles (Candra e Budha) se tornam maléficos na ordem respectiva dos planetas maléficos: Candra decrescente, Budha, Sūrya, Śani e Maṅgala.

10. Se o Senhor de um Kendra ocupa um Trikoṇa ele sempre será auspicioso. Sua posição em seu próprio signo não tem qualquer importância aqui.     

                        
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Yogakāraka para Áries
Se Marte estiver associado com Sol, Lua, Vênus, Júpiter em Kendra ou Trikoṇa, essa combinação (yuti, parivartana, aspecto mútuo) forma um Yogakāraka;
Marte sozinho em Kendra ou Trikoṇa é um Yogakāraka.
Saturno não pode se tornar yogakāraka porque governa um Triṣadāya (11ª) também.


Yogakāraka para Touro
Mesmo sendo o Lagneśa, Vênus não pode se tornar Yogakāraka porque governa uma Triṣadāya (6ª).
Saturno é o único Yogakāraka natural porque governa um trino (9ª) e um Kendra (10ª) ao mesmo tempo. Mas se ele não estiver em Kendra ou Trikoṇa ele não será efetivo.
A associação Mercúrio com Sol, Saturno ou Marte em Kendra ou Trikoṇa é formador de Rājyogakārakas.


Yogakāraka Para Gêmeos
Mercúrio por si só é um formador de Rājyogakāraka porque é o Lagneśa; porém depende de estar em trino ou quadrante para se tornar efetivo.
A combinação Mercúrio, Vênus, Saturno, Júpiter também formam yogakārakas desde que estejam em quadrantes ou trinos.
Júpiter benéfico governando dois Kendras torna-o extremamente maléfico para esse ascendente e recebe o status de Kendradhipatya doṣa. Se ele estiver em conjunção com um maléfico ele também se tornará muito maléfico para o nativo. Tornar-se maléfico significa que ameaça a longevidade do nativo. Porém, ele pode se tornar um yogakāraka, doador de realizações e fama, mas não pode sustentar sua longevidade para obter esse benefício, esse é o entendimento. O pior maléfico para esse Ascendente é Marte, posto que governa duas casas triṣadāyas. Portanto, mesmo possuindo amizade natural, a conjunção Júpiter-Marte para Ascendente Gêmeos não é favorável e é o primeiro a trazer ameaça de vida para a natividade em sua MD.
Mercúrio também governa dois Kendras, porém, ele não sofre de Kendradhipatya doṣa porque o Lagna é um Kendra e um Trikoṇa ao mesmo tempo e ele não é totalmente benéfico como Júpiter, depende de associação para ser classificado como benéfico ou maléfico.

Yogakāraka para Câncer
Marte é um poderoso yogakāraka para este Ascendente. Contudo, suas melhores posições são as casas 5 e 10.
Lua só se torna yogakāraka se estiver conjunto a Marte.
É um Ascendente pobre para formação de Rājyogakāraka, pois Vênus, Saturno e Júpiter governam Triṣadāyas e perdem seu status de formador deste yoga.


Yogakāraka para Leão
Sol por si só é um yogakāraka natural desde que esteja posicionado em trinos ou quadrantes. Sua melhor posição é exaltado na casa 9 e em seguida no próprio Lagna, mas ele também continua sendo um yogakāraka se estiver posicionado nas casas 4, 5 ou 7, e terá pleno digbala se estiver em Touro na casa 10. A casa 7 é uma de suas piores posições, pois ele estará em signo inimigo e causando perturbações para a natividade.
Marte é um poderoso yogakāraka e sozinho será forte se estiver nos kendras ou trikoṇas.
Júpiter também forma yogakāraka se estiver associado com Sol ou Marte. E Ketu segue a mesma regra de Júpiter.
Vênus e Saturno, mesmo senhores de quadrantes, não podem se tornar yogakārakas por associação porque governam Triṣadāyas, e Mercúrio é o mais violento e maléfico planeta para esse ascendente. Se estiver associado com maléficos mārakas, então é o primeiro a reduzir a longevidade.

Yogakāraka para Virgem
Mercúrio é um yogakāraka Natural para esse ascendente. Porém, as melhores posições para este planeta estar colocado e formar este yoga é no Lagna, casa 10 ou casa 9. Se ele estiver posicionado nos signos de Júpiter, ele perde muito de seu poder de conferir bons resultados.
Júpiter, governando dois quadrantes, é maléfico para este Lagna e sofre de Kendradhipatya doṣa. Ele é maléfico para Kanyā Lagna, mas mantém seu status de yogakāraka se, e somente se, estiver associado com Mercúrio ou com Vênus. Maléficos funcionais que formam qualquer Rāja Yoga conferem resultados mistos, ou seja, dão riqueza, mas ameaçam a longevidade com doenças ou riscos de acidentes dependo do planeta que combina com eles.
Vênus também obtém status de Yogakāraka se, e somente se, estiver associado com Mercúrio ou Júpiter. Os demais planetas não podem ser formadores deste Yoga. Saturno, um que poderia, governa também uma casa Triṣadāya e, portanto, não cumpre a regra para se tornar yogakāraka.

Yogakāraka para Libra
Para este ascendente, Vênus é um yogakāraka natural desde que esteja posicionado em quadrantes ou trinos a contar do lagna.
Saturno também sozinho é formador desse yoga e, embora obtenha digbala na casa 7, ali é seu signo de debilidade e é preferível que ele esteja no Ascendente ou na casa 4 para dar melhores resultados, caso em que formará um Sasa Yoga além de muitos tipos de Rājyoga dependendo de sua associação, não apenas o yogakāraka.
Marte, Mercúrio e Lua só formam Rājyogakāraka se estiverem associados, pois eles não governam kendras e trinos simultaneamente, mas sim ou um kendra ou um trino. Por exemplo, se Lua se associar com Mercúrio, Vênus ou Saturno, e ambos estiverem em kendras ou trikoṇas, então forma yogakāraka.
Para que haja formação de yogakāraka um senhor de kendra (que não governa também um trino), deve se associar com um senhor de trino e ambos estarem posicionados em quadrantes ou trinos.

Yogakāraka para Escorpião
Este Lagna também é pobre na formação de Yogakāraka. Ele não possui nenhum yogakāraka natural e a formação de um necessita da combinação de planetas em kendras e trikoṇas. Marte Lagneśa não pode ser yogakāraka porque governa a triṣadāya casa 6. Saturno também passa pelo mesmo problema.
Vênus se associado com Júpiter ou Lua e em kendra ou trikoṇa pode se tornar um yogakāraka.
Lua se associado com Vênus ou Sol pode se tornar yogakāraka, já que Júpiter só governa trikoṇa e não kendra ao mesmo tempo.
Júpiter só se torna yogakāraka se combinado com Sol e vice-versa.
Lembre: um senhor de kendra e um senhor de koṇa formam um yogakāraka combinado!!!

Yogakāraka para Sagitário
A regra do Kendradhipati doṣa para Mercúrio nos Lagnas de Sagitário e Peixes só deve ser aplicada no caso dele estar sozinho ou em conjunção com benéfico, caso em que se tornará totalmente benéfico, pois sua natureza é mista como já foi ensinado aqui. Em todos os casos, os antigos dizem que ele é neutro para esses lagnas por causa dessa mutabilidade, conferindo resultados do senhor com quem está associado.
Júpiter é neutro para esse Lagna porque ele governa o Lagna, um kendra e um trikoṇa ao mesmo tempo.
Júpiter sozinho deverá ser o formador natural de yogakāraka, posto que governa o Lagna.
Mercúrio, Marte e Sol só poderão formar yogakārakas se combinados entre si, pois eles governam ou um kendra ou um trikoṇa. Marte OU Sol formam yogakāraka se estiverem com Júpiter ou Mercúrio. Mercúrio também depende de associação com um senhor de trino ou com Júpiter para ser formador de yogakāraka. Mas lembre-se, eles precisam estar posicionados em Kendras e para Mercúrio, sua pior posição é na casa 4, seu signo de debilidade.

Yogakāraka para Capricórnio
Saturno sozinho é um yogakāraka natural. Vênus é outro yogakāraka Natural para Makara Lagna. Lua dependerá de associação com senhores de trikoṇas para formar um yogakāraka, ou com Vênus ou com Saturno. Marte e Mercúrio não podem se tornar yogakārakas porque são governantes de Triṣadāyas também. Júpiter é o pior maléfico para esse ascendente.
Lua é dito ser maléfico porque é um benéfico natural governando Kendra, mas atentem para o fato de que ser ou não benéfico natural irá depender de sua fase quer clara ou escura e, portanto, muitos astrólogos opinam que ela é neutra. Isso significa dizer que se ela estiver em sua fase maléfica, ela só se tornará maléfica para esse lagna se estiver posicionada em um Kendra, caso em que poderá se tornar um yogakāraka se estiver associada com Saturno ou Vênus. E neste caso também ela dará efeitos mistos.

Yogakāraka para Aquário
Saturno e Vênus são yogakārakas naturais desde que estejam posicionados em kendras ou trikoṇas. Marte perde seu status de yogakāraka porque governa uma triṣadāya também. Sol depende de associação quer com Mercúrio, Saturno ou Vênus em um Kendra ou Trikoṇa, mas se ele estiver no Ascendente, estará em signo inimigo e quem sustentará esse yogakāraka serão os outros planetas com quem ele se associa. Mercúrio também precisará estar associado quer com Vênus, Sol ou Saturno para receber o status de yogakāraka. Ketu também precisará de associação ou com Saturno, Mercúrio ou Vênus.

Yogakāraka para Peixes
A mesma situação se aplica aqui para Mercúrio e Júpiter como no caso do Lagna de Sagitário. Alguns astrólogos opinam, contudo, que pelo fato de se tornar yogakāraka, Júpiter perde seu poder de assassino do Kendradhipati doṣa. Esse é um caso a ser estudado, pois existe divergência de opinião a respeito. E se essa regra pode ser aplicada aqui, deveria também ser aplicada para no caso do Lagna ser Sagitário.
Lua e Marte dependerão de estarem associados quer com Mercúrio ou com Júpiter e estarem posicionados em Kendras ou trikoṇas para formarem Rājyogakāraka.

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Yogakārakas Naturais (1) e os Combinados (2).

(*) Yogakāraka 2 nesta tabela mostra os planetas que se associados com governantes de trinos e quadrantes, respectivamente e posicionados nestas casas (kendras/trikoṇas) podem formar yogakārakas.