© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Morte



Yama (Morte) – Dikpāla – O Guardião da Direção Sul do Quadrante;






MORTE
(e suas causas)










A morte vem de longe, do fundo dos céus, vem para os meus olhos, virá para os teus, desce das estrelas, das brancas estrelas, as loucas estrelas, trânsfugas de Deus, chega impressentida, nunca inesperada, ela que é na vida, a grande esperada, a desesperada, do amor fratricida, dos homens, ai! dos homens, que matam a morte, por medo da vida. – A Morte.
– Vinícius de Moraes





Hari Hara descreve sobre as causas da Morte em uma Carta Natal, utilizando o método da Horária para confirmar os diversos elementos envolvidos no momento da morte. O que está sendo abordado nesta página é sobre as causas da morte dada por avaliação dos Grahas ao nascimento. Veja os Ślokas ao lado:
—— ——

Em caso de morte por doenças, analise também os seguintes artigos:

—— ——

Śani Deva é o Ayushkāraka, ou aquele que tem o poder sobre a expectativa de vida de uma pessoa. Ele é o principal Graha em eventos relacionados à morte. Entretanto, deve-se estudar a partir dos Antigos Sábios e seus Ślokas, desde as noções básicas até as mais complexas por associações e períodos Maiores e Menores para a frutificação do resultado.

—— ——

Budha Deva aponta sobre aflições que levam o indivíduo ao suicídio.

—— ——

O 8º Bhāva, bem como seu Senhor, o 8º Bhāva contado de Śani Deva, tudo isso deve ser cuidadosamente avaliado para se predizer as causas da morte.

—— ——

Drekkanas Serpentes – O 2º e 3º decanatos de Karkaṭa, o 1º e 2º decanatos de Vṛścika e, o 3º decanato de Mīna são chamados de decanatos serpentes. 

Drekkanas Kolemukha – o 1º decanato de Vṛścika, Makara e Karkaṭa. 

Drekkanas Pakshimukha – o 2º decanato de Tulā, e o 1º decanato de Siṃha e de Kumbha.

—— ॐ ——

Um Śani mal colocado, fraco, combusto, derrotado, aspectado por determinados maléficos etc., prediz uma morte não natural, devido ao tormento de inimigos poderosos.

Astrologia Preditiva – Morte e suas causas 

  • A morte será provocada por incêndios ou queimaduras, afogamento, armas, febre alta, uma doença inexplicável, sede ou fome conforme a oitava casa é ocupada por Sūrya, Candra, etc 
  • A morte será devida à doença, que afeta o órgão apropriado pelo desequilíbrio de um dos doṣas, como indicado pelo planeta em aspecto com o 8º Bhāva. 
  • Os Sete Dhatūs, ou seja, asthi (osso), raktha (sangue), majja (músculo), twak (pelo), vasa (carne), sukla (fluido semninal) e vasmasa (matéria nervosa) são governados, respectivamente, por Sūrya, Candra etc. 
  • Os tridoṣas são governados pelos sete planetas assim: Sūrya – pitta; Candra-vata e kapha; Maṅgala - pitta; Budha - vata, pitta e kapha; Bṛhaspati - kapha; Śukra - kapha e vata e Śani - vata. 


Astrologia Preditiva – Morte e suas causas

  • A 8 ª Rāśi e a Rāśi ocupada pelo Senhor aspectando a 8ª determinam as doenças e a parte do corpo afetada. 
  • Se o 8º Bhāva não está ocupado ou em aspecto com qualquer planeta, então a morte será devida ao dathū, tridoṣa, etc, indicado pelo senhor do 8º Bhāva ou o Senhor do 22º Drekkana. 
  • Se Śani está associado com Sūrya e outros planetas, eles determinarão a natureza da doença que causa a morte. 
  • A morte será devida a furúnculos ou erupções devido às impurezas do sangue do lado direito do corpo, diarréia, calafrios, inchaço nas pernas e dor no lado direito do corpo, consumo e tosse, dificuldade respiratória, dores no articulações, loucura, desmaio, feridas, nenhuma doença, nesta ordem, conforme a posição de Śani em aspecto com Sūrya, Maṅgala, Candra, Budha, Bṛhaspati, Śukra, nenhum planeta, Rāhu, Mandi, Yama Ghantaka e Artha Prahara, respectivamente. Se Śani estiver aspectado por Kāla (ou Śani aspectar Kāla), a morte ocorre durante a viagem.
  • A pessoa terá morte serena ou dolorosa conforme o 7º de Mandyarudha Navāṃśa for ocupado por planetas benéficos ou maléficos. Sūrya no 7º (deste ponto) indica morte devido ao descontentamento real; Candra fraco por afogamento; Maṅgala - em um campo de batalha; Śani por engano; e Rāhu - por mordida de cobra ou envenenamento.
  • Se o Senhor do Drekkana ocupado por Śani for Sūrya, a morte será devido a febre; se for Candra, por inchaço, tumor e Mahodara; Se for Maṅgala, furúnculos, sífilis, etc; Se for Budha, desordem em respirar; se for Bṛhaspati, Gulma (uma doença dentro o estômago) e dores intensas no corpo; se for Śukra, inchaço e desgaste; se for Śani, problemas tosse e reumatismo. Se o Senhor do Drekkana está em associação com ou aspectado por Rāhu, o veneno será a causa da morte.
  • A pessoa vai morrer em paz no meio de amigos e parentes se Śani ocupar Navāṃśas benéficos ou a sua própria casa, ou Mūlatrikoṇa, ou exaltação, ou se ele estiver em Rāśis de Bṛhaspati. Se Śani estiver em casas hostis ou em debilidade, a pessoa vai morrer sem amigos e sem ajuda. Se Śani estiver em um Sarpa Drekkana (veja ao lado sobre Decanatos Serpentes) ou se ele estiver associado com ou aspectado por Rāhu ou Mandi, o nativo morrerá de mordida de serpente.
  • Se Śani, em associação com Maṅgala ou Sūrya em Meṣa, Vṛścika e Siṃha, ocupar Agnibhūta (um bhūta de fogo), e em associação com ou aspectado por Rāhu ou Gulikā, a pessoa vai ser queimada até a morte. Se Śani estiver associado com os planetas aquosos, a morte será devida à queda em águas em estado de ebulição. Se Śani ocupar Rāśis jalabhūta (bhūta de água) ou lacrimejantes, ele vai morrer por afogamento.
  • Conforme Śani estiver fraco, ou associado a Gulikā ou Rāhu em um Kolemukha Drekkana ou Pakshimukha Drekkana, a morte será devida a animais ou pássaros. Se Sūrya, Candra, etc, estando fracos, acontecer de possuir a Rāśi ocupada por Gulika, a morte da pessoa será produzida, respectivamente, por pai, mãe, irmãos, parentes, esposa e seu filho e por si mesmo.
  • Se um fraco e mal situado Śani ocupar uma Rāśi de Maṅgala, ou tiver associação ou aspecto de Maṅgala, a morte resulta dos problemas de espíritos malignos como Chamundi, etc; por Maṅgala e Gulikā, ele será afetado por Ābichara (feitiços e encantamentos) de um inimigo; por Sūrya e Gulikā, a morte será devido à ira do Deus Śiva.


Local da morte. Se o 3º Bhāva está ocupado por um benéfico, a morte ocorrerá em um local auspicioso (como em um templo), e se por um maléfico, em um local pecaminoso; e se por ambos, benéfico e maléfico, em locais misturados (ou seja, locais que são tanto auspiciosos quanto inauspiciosos).
– Parāśara


Algumas das Divisionais envolvidas, para efeitos do estudo sobre a natividade em relação à saúde, doenças, aos infortúnios e à morte: 

Rāśi – D-1; 
Shashthāṃśa – D-6 
Navāṃśa – D-9; 
Rudrāṃśa – D-11; 
Trimsāṃśa – D-30;

—— ——

Hari Hara explica que o planeta em aspecto sobre o 8º Bhāva é o mais importante. Em seguida, vem o ocupante e, em terceiro, o Senhor do 8º Bhāva. Será visto que de acordo diversos tratados, o menos poderoso em infligir a morte é o Senhor do 8º Bhāva.

O Sábio Parāśara descreve sobre as causas da morte: 

Nos Capítulos que tratam sobre os planetas Mārakas, sobre a determinação da longevidade através dos Aṣṭakavargās, por meio do próprio Capítulo que trata da Longevidade, entre inúmeros Yogas Planetários que contribuem diretamente para afetação da saúde, doença e morte, tanto para a natividade quanto para seus parentes e conjugue. 

O Sábio Jaimini descreve sobre as causas da morte: 

No Capítulo 1, Pada 4, que fala sobre o UL e seus resultados, bem como a combinação para várias doenças que podem encurtar a longevidade do nativo. No Capítulo 2, Pada 1 a 4, que determina a Longevidade e as combinações para vida curta, média e longa tanto do nativo quanto de seus parentes.

—— ——

Um conselho é que os seguintes pontos devem ser observados cuidadosamente em qualquer evento, doença, saúde, filhos, casamento etc: 



(1) O Significador do evento; 

(2) O dispositor do Significador; 

(3) Planetas que aspectam o Bhāva que está sendo analisado; 
(4) Planetas que aspectam o Significador.




Destino do Cadáver. Se existir um decanato de um planeta de fogo no 8º Bhāva, o cadáver será queimado no fogo; se um decanato de um planeta da água, ele será lançado na água; se um decanato de natureza de planeta dual, ele secará. Se um decanato serpente (o 2º e 3º decanatos de Câncer, o 1º e 2º decanatos de Escorpião e, o 3º decanato de Peixes), o cadáver certamente será grosseiramente humilhado. Ele será comido por pássaros, corvos, cães, chacal etc., neste último caso.
– Parāśara


Mantreśvara descreve sobre as causas da morte em diversos Ślokas de seu Tratado Phaledīpikā, como segue ao lado:

—— ——
Saṃdhī significa junção – aqui se aplica ao final de uma Rāśi e início de outra. Os Gandantas são planetas em saṃdhī de duas Rāśis. Ou seja, no último grau de uma Rāśi e início da outra: 

Significa dizer que nascimentos em saṃdhī de 2 Rāśis, com maléficos posicionados ao final da Rāśi do nascimento, indica morte prematura para a criança.
—— ——
Os Graus críticos de Candra ocupando cada uma das Rāśis são estes, segundo a opinião de Mantreśvara: 

Se os graus alcançados por Candra em Meṣa e outras Rāśis forem, respectivamente, 26, 12, 13, 25, 24, 11, 26, 14, 13, 25, 5 e 12, eles indicarão morte.
—— ॐ ——
Sobre longevidade:

"O Senhor do signo ascendendo, estando possuído de grande força, e não aspectado por maléficos, mas aspectado por benéficos, e ocupando um Kendra, protege da morte e assegura à criança longa vida agraciada com numerosas virtudes e um ilustre ou poderoso soberano". Mantreśvara

Mantreśvara aconselha a olhar para Śani Deva ao buscar conhecimento sobre a morte, entre diversos infortúnios na vida: 

  • Com relação à longevidade de uma pessoa, morte, medo, degradação, miséria, humilhação, doença, pobreza, labuta, vergonha, pecado, impureza, censura, infortúnio, constância, recurso às pessoas baixas, búfalo, sonolência, débitos, ferro, servidão, implemento de agricultura, prisão e cativeiro, deve-se buscar através de Śani. 
  • Se ao nascimento um planeta está fraco em todos as 10 Vargās, ele causará a morte do nativo. 

Morte Precoce 

  • Se a criança morre nos primeiros quatro anos, é devido aos pecados da mãe. Se no meio dos quatro anos, é devido aos pecados acumulados de seu pai. Se ela encontra a morte nos últimos 4 anos, deve-se aos seus próprios pecados (em nascimentos anteriores). 
  • Se um nascimento acontece no extremo final de uma Rāśi que é ocupada por, ou associada com, ou aspectada por um planeta maléfico, a criança certamente encontrará com sua morte precocemente. 
  • Se o nascimento estiver em um Gandanta, o pai, a mãe, ou a criança morrerá. Se a criança sobreviver, contudo, ela se tornará rei. 
  • Se o nascimento se dá na junção de qualquer um dos quatro cantos com a conjunção do ou em aspecto por um maléfico, a morte da criança acontecerá brevemente. 
  • Este mesmo resultado acontecerá se Candra ao nascimento alcançar o grau fatídico em qualquer signo (26, 12, 13, 25, 24, 11, 26, 14, 13, 25, 5 e 12, de Meṣa em diante) e ao mesmo tempo estiver posicionado em um Kendra ou a 8ª casa.  

Morada anterior. Oh, excelente dos Brahmanes, se Sūrya e Candra estão fortes e eles estão em decanatos de Bṛhaspati, então o nativo veio para este nascimento a partir da morada dos deuses e sua descida neste mundo deve ser conhecida, respectivamente, do mundo dos Manes, do mundo dos Mortos (de Yama) e do mundo do Inferno se elas (as luminárias) estiverem em decanatos de Śukra e de Candra, naqueles de Sūrya e de Maṅgala, e naqueles de Budha e de Śani.
– Parāśara


A Influência dos Grahas sobre a morte são, como se segue, segundo a opinião de Mantreśvara.

Sobre a Causa da Morte e os Grahas envolvidos, Mantreśvara fala: 
  • Sūrya causa morte através do fogo, febre elevada, bile ou arma. 
  • Candra causa morte através de cólera, doenças de água (tais como Jalodara-ascitis) ou doenças pulmonares em geral. 
  • Os problemas causados por Maṅgala e que trazem a morte são acidentes, fogo, o uso de palavras mágicas, bruxaria e armas. 

Sobre a Causa da Morte e os Grahas envolvidos, Mantreśvara fala: 
  • O agente usado por Budha para o mesmo propósito é anemia, sangue fraco, doenças semelhantes e vertigem. 
  • Bṛhaspati trará a morte sem muitos problemas, ou através de fleuma; 
  • Śukra trará a morte através de complicações venéreas ou semelhantes causadas pela associação com mulheres. 
  • Śani trará a morte através de doenças do vento (Vata) ou uma febre perigosa semelhante à tifoide. 
  • Rāhu trará a morte por meio de lepra, pela ingestão de comida misturada com veneno, por mordidas venenosas, ou por varíola e semelhantes. 
  • Ketu causará uma morte não-natural, tal como suicídio ou assassinato como resultado do ódio de inimigos, através de vermes etc.


Ascensão depois da morte. Se Bṛhaspati, Candra e Śukra; Sūrya e Maṅgala; Budha e Śani estão na 12ª, 6ª, 7ª, 8ª casas, respectivamente, o nativo irá, respectivamente, ser levado após a morte para o Devaloka, Chandraloka, Mṛtayu Loka e Adholoka (mundo dos deuses, mundo de Candra, mundo de Yama, e mudo de Satan). Se não houver planeta nestes 4 Bhāvas, o nativo irá, após sua morte, para o mundo do Senhor mais forte dos decanatos do 6º e 8º Bhāvas. Naquele loka ou mundo também o nativo depois da morte obterá o mais elevado, médio ou inferior status em relação à exaltação dos planetas etc.
– Parāśara


A Influência dos Senhores dos Bhāvas/Rāśis na morte, são como se segue, segundo a opinião de Mantreśvara:
  • Deve-se predizer a morte através do efeito maléfico (prejudicial) surgindo da 8ª casa contada do Lagna ou através do efeito maléfico representando o Navāṃśa ocupado pelo Senhor da 8ª casa. 
  • Se Meṣa acontecer de ser a Rāśi que surge na 8ª casa, a morte se dará à febre biliosa, calor, hepatite ou doença gástrica. Se for Vṛṣa, a morte se dará pela viciação ou desarranjo dos três humores do corpo, através do fogo ou arma; se for Mithuna, por catarro, asma, ou dor aguda, tal como cólica; se for Karkaṭa, por loucura, doença do vento (Vata) ou perda de apetite e anorexia. 

Os Senhores dos Bhāvas/ Rāśis devem ser analisados do seguinte modo, por Mantreśvara:
  • Se Siṃha for a Rāśi governando a 8ª casa, a morte deve ser declarada como sendo devido a animais selvagens, febres, bolhas ou inimigos; se Kanyā, será através de mulheres, doenças venéreas, ou por uma queda (da altura); se Tulā, por meningite e febre tifoide; e se Vṛścika, por doença do baço, icterícia etc. 
  • Se Dhanus for a Rāśi ocupando o 8º Bhāva, a morte será devida a uma árvore, água, madeira ou arma. Se for Makara, a morte será de doença de estômago, falta de apetite ou aberração da mente etc.; se Kumbha, será por tosse, febre e consumação; e, por último, se Mīna, a morte será por afogamento ou por alguma doença relativa à água, tal como ascitis (Jalodara).

Período da Morte: A pessoa nascida com combinações para vida curta, pode encontrar a morte na Daśā indicada pela estrela Vipat (a 3ª a partir da estrela do nascimento); a de vida média pode morrer na Daśā indicada pela estrela Pratyak (5ª estrela a partir da estrela do nascimento); na Daśā indicada pela estrela Vadha (a 7ª estrela a partir da estrela do nascimento), a pessoa de vida longa pode encontrar seu fim.
– Parāśara


Os Grahas influenciando a 8ª casa na carta Rāśi indicam a natureza da morte, que pode tanto ser por meios não-naturais como acidentes, fatalidade etc., como por desequilíbrio dos humores no corpo físico (Vata, Pitta, Kapha), como também podem ser provocadas por Ābicharas (encantamentos), ou curses etc.

—— ——

Os Grahas colocados na 12ª casa na carta Navāṃśa indicam o destino da pessoa após a morte;

—— ——

Os Grahas colocados na 12ª casa a partir do Ātmakāraka no Navāṃśa, bem como aspectos que recebem etc., também são indicativos para descrever tanto a natureza da morte quanto o destino do nativo após a morte.

—— ——

Tanto Parāśara quanto Mantreśvara são objetivos em relação a este assunto, sendo que Parāśara adiciona ainda como causas da morte os planetas colocados a partir do Sahaja Bhāva.

Hari Hara também fala das causas da morte em Sahaja e da arma para tirar a vida a partir da 3ª do AL, assim como o sábio Parāśara, bem como sobre todos os demais pontos abordados aqui por outros Sábios.







A Influência do 8º e 12º Bhāvas em predições sobre a morte, segundo a opinião de Mantreśvara
  • Quando a 8ª casa acontece de ser governada por um planeta maléfico (e também é maléfica) e também está ocupada por um maléfico, ou um asterismo maléfico estiver lá, a morte será devida à arma, fogo, tigre ou cobra. Se dois maléficos estiverem em Kendras, aspectando um ao outro, o nativo encontrará com sua morte através do desprazer de seu soberano ou através de uma arma, veneno ou pelo fogo. 
  • Se ao nascimento de uma pessoa, a 12ª casa ou seu Senhor estiver em uma casa ou Navāṃśa governado por um benéfico, ou estiver associado com um benéfico, sua morte será feliz, sendo livre de angustia e de qualquer sofrimento. Caso contrário será dolorosa. 
  • Se o Senhor da 12ª casa ocupar sua exaltação, uma casa amiga ou uma Vargā de um planeta benéfico, ou estiver associado com um planeta benéfico, a pessoa irá para o paraíso. Se, ao contrário, ela irá para o inferno. Alguns interpretam isto com um resultado da natureza da Rāśi (da 12ª casa), ou seja, paraíso se um Sīrshodaya (que se eleva com a cabeça) e inferno se um Pṛṣṭhodaya (que se eleva com as costas). 
  • O refúgio da saída (saída do mundo) é significado pelo planeta associado com o Senhor da 12ª casa, por algum posicionado na 12ª casa ou por um ocupando o Navāṃśa do 12º Bhava. Se o Sol e a Lua forem tais planetas, o mundo futuro indicado será o Kailaśa; se o planeta em questão for Śukra, o mundo é Svarga (Céu, ou Paraíso de Indra); se Maṅgala tal planeta, ele é a Terra; se Budha, o nativo vai para Vaikuntha; se Śani, a futura morada será o mundo de Yama; se Bṛhaspati, o nativo vai para o Brahmaloka; se Rāhu, ele vai para outras ilhas; e se Ketu o nativo irá para o Inferno.

As Daśās da Morte. A Daśā do Senhor do 22º Dreṣkāṇa, ou 23º, 3º, 5º ou 7º asterismos (Nakṣatras) também pode causar morte. Os Senhores do 2º e do 12º Bhāva contados de Karkaṭa (câncer) podem trazer morte. Isto é verdadeiro quando Candra é um maléfico. Se ele acontece de ser um benéfico, haverá doença (não morte). A morte pode se passar na Daśā do Senhor de Ari Bhāva (6) e nos subperíodos do Senhor de Ari, de Randhra ou de Vyaya (12). Deve haver muitos Mārakas e, destes Mārakas, o mais forte causará doenças, misérias etc nos maiores períodos e em seus sub-períodos. Assim, estes são os Mārakas e os principais relacionados à morte sobre o nativo. De acordo com suas disposições eles podem trazer morte ou dificuldades.
– Parāśara


Chandrakant R. Bhatt, em seu tratado Nakshatra Chintamani, descreve sobre as causas da morte pelos métodos de Krishnamurti Paddhati (Sistema KP de Astrologia).
—— ——
Entretanto, as bases citadas por ele, tais como os significadores de casas, planetas etc., sãos as mesmas utilizadas em Astrologia Preditiva, Praśna Mārga, Astrologia Médica e outras vertentes em Jyotiṣa.

—— ——

O planeta Bhādaka é mais forte quando visto do Lagna, não do Signo Solar.

—— ——

O Lagna é mais importante do que o Signo Solar para definir saúde, inteligência, caráter, longevidade etc., sobre a natividade.



Morte, Doença, Saúde e Longevidade, por Chandrakant R. Bhatt

Para Longevidade – Considere as casas 1, 8 e 3. 

Casas Assassinas: 

Casas Mārakas – a 12ª de qualquer casa indica a não existência do assunto significado por aquela casa. Assim, as casas 12ª (12ª da 1ª), 7ª (12ª da 8ª) e 2 (12ª da 3ª) são conhecidas como Casas Māraka (indicando a morte). 

Casas Bādhakas – a casa 11 é uma casa bādhaka (prejudicial para a vida) para aqueles nascidos em signos móveis bem como seus ascendentes, ou seja, Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. A 9ª casa é bādhaka para os nascidos em signos fixos, ou seja, Touro, Leão, Escorpião e Aquário, e a 7ª casa é bādhaka para os nascidos nos signos duais, ou seja, Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. 

Morte – as casas bādhakas são mais prejudiciais do que as casas mārakas. Assim, para a morte considere primeiramente a casa bādhaka e, em seguida, as casas mārakas. Saturno é o principal governador da longevidade. 

Sobre Saúde – Considere o Ascendente. 

Doença e Cura – Considere a 6ª para doenças. Para a cura considere as casa 1, 5 e 11 (1ª é saúde, a 5ª é a 12ª para a 6ª, ausência de saúde, a 11ª é a 12ª da 12ª, ausência de doenças que levam à internação). 

Sobre Acidentes – Considere as casas 8 e 12 para acidentes (8ª é doença séria, acidente e suicídio; a 12ª é doença em confinamento em uma cama de hospital) Maṅgala, Śani, Rāhu e Ketu causam acidentes.


Expectativa de Vida. Como narrado anteriormente, são três os tipos de expectativa de vida, ou seja, curta, media e longa. Vida curta é antes dos 32 anos, vida média é até aos 64 anos de vida, e vida longa é de 64 a 100 anos de vida. Além de 100 anos, a longevidade é chamada suprema. Oh, excelente dos Brahmanes, é impossível decidir sobre a longevidade do nativo até aos 20 anos de idade. Até tal idade a criança deve ser protegida por recitações sagradas, oferecimentos religiosos (de ghee etc..) no fogo consagradao como prescrito nos Vedas, e através de tratamentos médicos, para que a morte prematura não possa sobrevir sobre a criança devido aos pecados do pai e da mãe, ou os seus próprios (nos nascimentos anteriores).
– Parāśara


Ao lado o 17º Adhyaya sobre “Saída do Mundo” no trabalho de Phaladīpikā, composto por Mantreśvara.


—— ॐ ——

Observações:

Yamaghantaka, ou Yamakantaka – são Upagrahas. No livro de Narasimha Rao ele diz somente que este upagraha é semelhante a Bṛhaspati (em seus efeitos). Mas vemos neste livro aqui uma abordagem mais profunda com seus diversos yamakantaka e seus diversos efeitos de trânsito sobre este upagraha.


—— ॐ ——

Por Mantreśvara:

  • Com relação a qualquer Bhāva, quando Śani em seu trânsito chega na Rāśi e Navāṃśa ocupados pelo senhor da 8ª ou da 12ª casa contadas a partir daquele Bhāva, a destruição total daquele Bhāva deve ser esperada. O mesmo será no caso em que Śani transita alguma casa que é triangular à aquelas duas casas.
  • Verifique a Rāśi e o Navāṃśa ocupados por (1) o Senhor da 8ª casa; (2) Gulikā; (3) Śani; ou (4) o Senhor do 22º decanato (contado daquele do Lagna). Quando Śani transita aquela Rāśi, aquele Navāṃśa ou aquela posição triangular (120º), a morte pode ser esperada.
  • Encontre o Senhor do decanato que está ascendendo. Encontre também o Senhor da 8ª casa, bem como aquele do 22º decanato. Quando Bṛhaspati transita a Rāśi ou o Āṃśa ocupado por qualquer um desses 3 planetas, ou sua posição triangular, a morte pode acontecer.
  • Quando Sūrya transita (1) na Rāśi que representa seu próprio Dvadasāṃśā; (2) na Rāśi do Navāṃśa ocupada pelo Senhor da 8ª casa; ou (3) na Rāśi do Navāṃśa ocupada pelo Senhor do Lagna ou suas posições Trikoṇas (1ª, 5ª e 9ª contadas daquela Rāśi), a morte pode ser esperada.
Nota – isto é outra leitura na 2ª linha do original. De acordo com essa leitura, Bṛhaspati toma o lugar de Sūrya.
  • Quando Candra transita a Rāśi ou o Navāṃśa ocupado pelo Senhor da 8ª casa, ou Sūrya em sua casa triangular, a morte pode acontecer. Tudo isto (acima citados) deve ser considerado com referência ao Lagna ou à Lua.
  • Subtraia as figuras do Yamakantaka a partir daqueles do Senhor do signo ascendente. Subtraia as figuras de Candra a partir daquele de Śani. Encontre a Rāśi e seu Navāṃśa indicado por cada uma destas diferenças. Quando Bṛhaspati transita a Rāśi ou o Navāṃśa indicado em qualquer um destes resultados, ou sem sua posição Trikoṇa, a morte do nativo pode acontecer. Subtraia as figuras para Maṅgala a partir de Rāhu. Quando Bṛhaspati tocar (em seu trânsito) Navāṃśa ou a Rāśi assim indicada pela diferença, a morte de um irmão pode acontecer.
  • Subtraia as figuras para o Yamakantaka a partir daquela de Sūrya. Quando Bṛhaspati transita a Rāśi ou seu Navāṃśa assim encontrado, ou sua posição triangular, a morte do pai pode acontecer. Subtraia as figuras para Mandi a partir daqueles do Yamakantaka. Quando Śani transita a Rāśi ou o Navāṃśa assim encontrados, ou sua posição triangular, o mesmo evento pode acontecer. Subtraia as figuras de Candra para aqueles de Sūrya; durante o trânsito de Bṛhaspati através da Rāśi ou do Navāṃśa assim indicados, sua posição triangular, a morte da mãe pode acontecer. O mesmo evento pode também acontecer quando Śani passa através da Rāśi ou Navāṃśa indicados pela subtração das figuras de Mandi daqueles de Candra, ou sua posição triangular.
  • Subtraia as figuras do Yamakantaka daquele planeta governando a 5ª estrela contada do natal de uma pessoa. Quando Bṛhaspati transita a casa indicada pelo resultado, ou sua posição Trikoṇa, a morte do filho da pessoa pode ser esperada
  • Encontre a casa ocupada pelo Senhor do signo indicado pelo agregado das figuras para o Lagna, Sūrya e Mandi. Quando Bṛhaspati chegar, em seu trânsito, através da órbita daquela Rāśi encontrada, ou em um signo triangular daí, o nativo encontra com sua morte.

  • Subtraia as figuras para Śani a partir daqueles de Mandi e encontre a Rāśi e seu Navāṃśa indicados pela diferença. Quando Śani tocar seu Navāṃśa ou a Rāśi assim encontrada, ou sua posição triangular, a morte pode acontecer. O mesmo evento também pode acontecer quando Śani toca no Drekkana daquela Rāśi indicada pelo agregado das figuras dos cinco Upagrahas contados de Dhuma.
  • Encontre a Rāśi e seu Navāṃśa indicado pela soma total das figuras para o Lagna e Mandi. A Rāśi e seu Navāṃśa, dizem os Astrólogos, darão a pista do mês e da porção em um ano no qual a morte da pessoa pode ser esperada de acontecer; (ou seja, quando Sūrya chega nesta Rāśi e naquele Navāṃśa, a pessoa morrerá). Candra no momento do falecimento (do nativo) irá ocupar a Rāśi indicada pelo número total das figuras de Mandi e de Candra; e o signo ascendente será aquele indicado pelo total das figuras para o Lagna, Mandi e Lua.
  • Verifique o Navāṃśa, o Dwadasāṃśa e o Drekkana indicados pelas figuras para Mandi. Quando Bṛhaspati chegar no Navāṃśa, Śani no Dvadasāṃśa e Sūrya em um signo triangular a partir do Drekkana em questão, e quando o Lagna for a Rāśi ocupada pelo senhor do signo indicado pelo agregado das figuras para o Lagna, Candra e Mandi, a morte ocorrerá.
Nota – outra leitura no 4º (pada). A tradução será “ou quando Sūrya transitar na Rāśi e no Āṃśa indicado pelo agregado das figuras...”
  • Multiplique por 9 as figuras para Mandi e Śani. Adicione os dois produtos e encontre a Rāśi em questão e seu Navāṃśa o qual indica o total obtido. Quando Śani passa através dela, a morte acontecerá.
  • Subtraia as figuras do Yamakantaka do Senhor do signo ascendente e encontre a Rāśi e o seu Navāṃśa indicado por esta diferença. Quando Bṛhaspati (em seu trânsito) ocupa este Navāṃśa nesta Rāśi encontrada, a morte ocorrerá sem dúvida.
  • Encontre o signo do zodíaco indicado pela soma total das figuras para os senhores do 6ª, do 12ª e do 8º Bhāvas. Quando Śani estiver nesta casa ou em um signo triangular dele, a morte pode ser apreendida.
  • Encontre a Rāśi etc., ocupada pelo Senhor do decanato que está ascendendo. Quando Bṛhaspati transita nesta posição ou em seu Trikoṇa (1ª, 5ª e 9ª dele), o nativo encontra com a morte. Quando Śani transita na casa governada pelo Senhor do decanato da 8ª casa, ou por seu Trikoṇa, o mesmo evento pode ser predito.
  • Encontre o mais fraco dos três planetas, ou seja, o Senhor (1) da 8ª casa; o senhor do 22º decanato, tanto contado do Lagna quanto de Candra; e (3) Candra e Mandi. Quando Śani transita em um Trikoṇa para o Navāṃśa de qualquer um dos planetas acima, a morte pode acontecer.
  • Encontre a Rāśi representando o Navāṃśa ocupado pelo Senhor do Lagna. Veja o quanto ele está distante de Mesha. Quando Śani transita uma Rāśi assim distante da Rāśi ocupada pelo Senhor da 8ª casa, a morte pode acontecer, dizem aqueles que são familiarizados com as várias escolas de astrologia.
  • A morte pode também acontecer quando Candra em seu trânsito passa através da casa ocupada pelo Senhor do 22º decanato contado daquela de Candra na hora do nascimento, ou em seu Trikoṇa, ou através do Lagna da Rāśi (D-1), da 8ª casa ou da 12ª casa.
  • Quando Sūrya passa através da Rāśi ocupada pelo Senhor da 8ª casa e de Candra através da Rāśi ocupada por Sūrya, ou através do asterismo ocupado pelo Senhor da 8ª casa, a morte acontecerá.
  • Quando Śani transita (1) na Rāśi que é triangular a uma ocupada por Gulikā, no caso daqueles nascidos à noite; ou (2) a 7ª Rāśi daí no caso daqueles nascidos de dia, a morte pode acontecer.
  • Quando Bṛhaspati em seu trânsito passa através da Rāśi indicada pela soma das figuras para Bṛhaspati e Rāhu, ou através de seus trinos, a morte pode ser apreendida.
  • Quando Śani vai para a casa ocupada pelo Senhor do decanato da 8ª casa a partir do Lagna, a morte pode acontecer. O mesmo evento pode ser esperado quando Śani passa através da Rāśi governando o Navāṃśa ocupado pelo Senhor da 8ª casa.
  • Quando Śani em seu trânsito passa através da Rāśi e do Āṃśa ocupado por ele ao nascimento, ou seus trinos, a morte pode ser esperada. O mesmo evento pode ser apreendido quando Śani transita a Rāśi e Candra ao nascimento ou a 8ª casa ou seus trinos.
  • Se o nascimento for à noite, a morte acontecerá quando Śani transita através da Rāśi e do Āṃśa ocupado por Candra ou Mandi; se o nascimento for diurno, a morte pode ser esperada quando Śani transita a Rāśi e o Āṃśa ocupado pelo signo ou o qual é a 7ª, 5ª ou 9ª a partir daquele ocupado por Sūrya.
  • Verifique quanto longe Mandi está do Senhor da 8ª casa. Quando Śani estiver transitando naquela Rāśi, assim distante de Mandi, a morte pode acontecer; assim dizem os célebres astrólogos
  • Quando Sūrya transita a 6ª, a 7ª ou a 12ª casa contada de Śukra ao nascimento, a morte é certa de acontecer; assim dizem os célebres astrólogos.
  • Encontre onde os seguintes planetas estão posicionados no nascimento, (1) O Senhor da 8ª; (2) o Senhor da 12ª; (3) o Senhor da 6ª; (4) o Senhor do decanato da 8ª casa, ou seja, o 22º decanato; e (5) Mandi. Quando Śani, Bṛhaspati, Sol e Lua, em seus trânsitos, passar através destas casas, a morte pode acontecer. O mesmo pode acontecer quando estes trânsitos dos 5 Grahas citados acontecerem no Navāṃśa ou nas posições Trikoṇas.

Deve Śani estar mal disposto e relacionado a um Graha Māraka, e ele será o primeiro a matar em relação aos outros Grahas.
– Parāśara



GRAHAS MĀRAKAS (ASSASSINOS):

  • Oh, Mahaṛṣi Pārāśara, você mencionou bastante sobre longevidade. Seja gentil o bastante para lançar luz sobre os Mārakas, ou assassinos.
  • Oh, Brahmane, Sahaja e Randhra Bhāvas são dois Bhāvas da Longevidade. Os Bhāvas relacionados com a morte são a 12ª de cada um deles, ou seja, Dhana e Yuvatī Bhāvas são Bhāvas Māraka.
  • Destes dois, Dhana Bhāva é um podereso Bhāva Māraka. Os Senhores de Dhana e de Yuvatī Bhāva, os maléficos em Dhana e em Yuvatī Bhāva e maléficos em yuti com o Senhor de Dhana e com o Senhor de Yuvatī são conhecidos como Mārakas. O maior (Daśā) e menores (subs-daśā) destes Grahas trarão morte ao nativo dependendo sobre o fato da vida da natividade ser longa, media ou curta.
  • A Daśā de um Graha benéfico, relacionado ao Senhor de Vyaya, também pode infligir morte. O fim pode sobrevir sobre o nativo na Daśā do Senhor de Randhra. A Daśā de um Graha, o qual é um extremo maléfico, pode também causar morte.







  • Rāhu e Ketu como Mārakas. Se Rāhu ou Ketu estão colocados em Thanu, Yuvatī, Randhra ou Vyaya Bhāvas, ou acontecem de estarem na 7a de um Senhor Māraka, ou estão colocados com tais Grahas, eles adquirem poderes de assassinos em seus períodos maiores e menores. Para alguém nascido em Makara ou em Vṛścika, Rāhu se torna um Maraka. Deve Rāhu estar em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāvas, e a pessoa passará por dificuldades em seus períodos e sub-períodos. Isto não acontecerá, contudo, se Rāhu recebe uma Dṛṣṭi de, ou está em yuti com um benéfico.
  • Sahaja Bhāva e a Morte. Oh, excelente dos Brahanes, se Sūrya, estando com força, está no Sahaja Bhāva, a morte do nativo terá como causa o Rei. Se Candra está situado ou aspectando o 3º Bhāva contado do Lagna, a morte ocorrerá devido à destruição (gasto, consumo, desgaste?); se Maṅgala, devido a úlceras, armas, fogo etc. Se Śani e Rāhu estão em yuti com ou aspectando o 3º Bhāva do Lagna, a morte ocorrerá devido a veneno, água ou fogo, ou queda de alturas em uma vala, ou devido a confinamento. Se o 3º Bhāva do Lagna está ocupado ou aspectado por Candra e Śani, a morte certamente ocorrerá devido a vermes ou insetos, ou lepra. Se o 3º Bhāva contado do Lagna estiver ocupado ou aspectado por Bhuda, a morte será causada por febre. Se o 3º Bhāva do Lagna estiver ocupado ou aspectado por Bṛhaspati, então a morte é devido inchaço e tumores. Se o 3º Bhāva está ocupado ou aspectado por Śukra, então a morte acontece devido a doenças urinárias. Se está ocupado por muitos Grahas, a morte do nativo ocorre devido a muitas doenças.
  • Oh excelente dos Brahmanes, se Bṛhaspati e Śukra estiverem no 3º Bhāva do Lagana, o nativo permanecerá consciente no momento da morte, enquanto que se houver outros planetas nele, a morte ocorrerá em um estado de inconsciência.
  • Se o 3º Bhāva está ocupado por uma Rāśi Móvel, a morte ocorrerá em terra distante; em caso de uma Rāśi fixa, a morte ocorrerá em casa; e em Rāśi dual, a caminho.
  • Ocupantes do 8º Bhāva. Os sábios astrólogos falaram sobre a ocorrência de morte devido ao 8º Bhāva do Lagna. Se o 8º Bhāva está ocupado por Sūrya, a morte ocorrerá devido ao fogo; se por Candra, devido a água; se por Maṅgala, devido a arma; se por Budha, devido a febre; se por Bṛhaspati, devido a doenças; se por Śukra, devido a fome; e se por Śani devido a sede.
  • Se houver benéficos no 8º Bhāva, ou se este Bhāva estiver aspectado por benéficos e o 9º Bhāva estiver ocupado por um benéfico, a ocorrência da morte se dará em algum local de peregrinação.