© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Capítulo 46 - Bṛhatparāśarahorāśāstra

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
VOLTAR AO ÍNDICE
_____________________________________________________________________________________________________________________



CAPÍTULO 46. GRAHAS MĀRAKAS




1. Oh, Mahaṛṣi Parāśara, você mencionou bastante sobre longevidade. Seja gentil o bastante para lançar luz sobre os Mārakas, ou assassinos.

2. Oh, Brahmane, Sahaja e Randhra Bhāvas são dois Bhāvas da Longevidade. Os Bhāvas relacionados com a morte são a 12ª de cada um deles, ou seja, Dhana e Yuvatī Bhāvas são Bhāvas Māraka.

3-5. Destes dois, Dhana Bhāva é um podereso Bhāva Māraka. Os Senhores de Dhana e de Yuvatī Bhāva, os maléficos em Dhana e em Yuvatī Bhāva e maléficos em yuti com o Senhor de Dhana e com o Senhor de Yuvatī são conhecidos como Mārakas. O maior (Daśā) e menores (subs-daśā) destes Grahas trarão morte ao nativo dependendo sobre o fato da vida da natividade ser longa, media ou curta.

6-8. A Daśā de um Graha benéfico, relacionado ao Senhor de Vyaya, também pode infligir morte. O fim pode sobrevir sobre o nativo na Daśā do Senhor de Randhra. A Daśā de um Graha, o qual é um extremo maléfico, pode também causar morte.

9. Deve Śani estar mal disposto e relacionado a um Graha Māraka, e ele será o primeiro a matar em relação aos outros Grahas.

10-14. Oh, Brahmane, falarei mais adiante sobre os Mārakas. Como narrado anteriormente, são três os tipos de expectativa de vida, ou seja, curta, media e longa. Vida curta é antes dos 32 anos, vida média é até aos 64 anos de vida, e vida longa é de 64 a 100 anos de vida. Além de 100 anos, a longevidade é chamada suprema. Oh, excelente dos Brahmanes, é impossível decidir sobre a longevidade do nativo até aos 20 anos de idade. Até tal idade a criança deve ser protegida por recitações sagradas, oferecimentos religiosos (de ghee etc..) no fogo consagradao como prescrito nos Vedas, e através de tratamentos médicos, para que a morte prematura não possa sobrevir sobre a criança devido aos pecados do pai e da mãe, ou os seus próprios (nos nascimentos anteriores).
                                                           
15-21. Além disso, menciono sobre os Grahas Mārakas (assassinos). A pessoa nascida com combinações para vida curta, pode encontrar a morte na Daśā indicada pela estrela Vipat (a 3ª a partir da estrela do nascimento); a de vida média pode morrer na Daśā indicada pela estrela Pratyak (5ª estrela a partir da estrela do nascimento); na Daśā indicada pela estrela Vadha (a 7ª estrela a partir da estrela do nascimento), a pessoa de vida longa pode encontrar seu fim. A Daśā do Senhor do 22º Dreṣkāṇa, ou 23º, 3º, 5º ou 7º asterismos (Nakṣatras) também pode causar morte. Os Senhores do 2º e do 12º Bhāva contados de Karkaṭa (câncer) podem trazer morte. Isto é verdadeiro quando Candra é um maléfico. Se ele acontece de ser um benéfico, haverá doença (não morte). A morte pode se passar na Daśā do Senhor de Ari Bhāva (6) e nos subperíodos do Senhor de Ari, de Randhra ou de Vyaya (12). Deve haver muitos Mārakas e, destes Mārakas, o mais forte causará doenças, misérias etc nos maiores períodos e em seus sub-períodos. Assim, estes são os Mārakas e os principais relacionados à morte sobre o nativo. De acordo com suas disposições eles podem trazer morte ou dificuldades.

22-24. Rāhu e Ketu como Mārakas. Se Rāhu ou Ketu estão colocados em Thanu, Yuvatī, Randhra ou Vyaya Bhāvas, ou acontecem de estarem na 7a de um Senhor Māraka, ou estão colocados com tais Grahas, eles adquirem poderes de assassinos em seus períodos maiores e menores. Para alguém nascido em Makara ou em Vṛścika, Rāhu se torna um Maraka. Deve Rāhu estar em Ari, Randhra ou em Vyaya Bhāvas, e a pessoa passará por dificuldades em seus períodos e sub-períodos. Isto não acontecerá, contudo, se Rāhu recebe uma Dṛṣṭi de, ou está em yuti com um benéfico.

25-31. Sahaja Bhāva e a Morte. Oh, excelente dos Brahanes, se Sūrya, estando com força, está no Sahaja Bhāva, a morte do nativo terá como causa o Rei. Se Candra está situado ou aspectando o 3º Bhāva contado do Lagna, a morte ocorrerá devido à destruição (gasto, consumo, desgaste?); se Maṅgala, devido a úlceras, armas, fogo etc. Se Śani e Rāhu estão em yuti  com ou aspectando o 3º Bhāva do Lagna, a morte ocorrerá devido a veneno, água ou fogo, ou queda de alturas em uma vala, ou devido a confinamento. Se o 3º Bhāva do Lagna está ocupado ou aspectado por Candra e Śani, a morte certamente ocorrerá devido a vermes ou insetos, ou lepra. Se o 3º Bhāva contado do Lagna estiver ocupado ou aspectado por Bhuda, a morte será causada por febre. Se o 3º Bhāva do Lagna estiver ocupado ou aspectado por Bṛhaspati, então a morte é devido inchaço e tumores. Se o 3º Bhāva está ocupado ou aspectado por Śukra, então a morte acontece devido a doenças urinárias. Se está ocupado por muitos Grahas, a morte do nativo ocorre devido a muitas doenças.

32. Local da morte. Se o 3º Bhāva está ocupado por um benéfico, a morte ocorrerá em um local auspicioso (como em um templo), e se por um maléfico, em um local pecaminoso; e se por ambos, benéfico e maléfico, em locais misturados (ou seja, locais que são tanto auspiciosos quanto inauspiciosos).

33. Oh excelente dos Brahmanes, se Bṛhaspati e Śukra estiverem no 3º Bhāva do Lagana, o nativo permanecerá consciente no momento da morte, enquanto que se houver outros planetas nele, a morte ocorrerá em um estado de inconsciência.

34. Se o 3º Bhāva está ocupado por uma Rāśi Móvel, a morte ocorrerá em terra distante; em caso de uma Rāśi fixa, a morte ocorrerá em casa; e em Rāśi dual, a caminho.

35-36. Ocupantes do 8º Bhāva. Os sábios astrólogos falaram sobre a ocorrência de morte devido ao 8º Bhāva do Lagna. Se o 8º Bhāva está ocupado por Sūrya, a morte ocorrerá devido ao fogo; se por Candra, devido a água; se por Maṅgala, devido a arma; se por Budha, devido a febre; se por Bṛhaspati, devido a doenças; se por Śukra, devido a fome; e se por Śani devido a sede.

37. Se houver benéficos no 8º Bhāva, ou se este Bhāva estiver aspectado por benéficos e o 9º Bhāva estiver ocupado por um benéfico, a ocorrência da morte se dará em algum local de peregrinação.

38-39. Destino do Cadáver. Se existir um decanato de um planeta de fogo no 8º Bhāva, o cadáver será queimado no fogo; se um decanato de um planeta da água, ele será lançado na água; se um decanato de natureza de planeta dual, ele secará. Se um decanato serpente (o 2º e 3º decanatos de Câncer, o 1º e 2º decanatos de Escorpião e, o 3º decanato de Peixes), o cadáver certamente será grosseiramente humilhado. Ele será comido por pássaros, corvos, cães, chacal etc., neste último caso.

40. Decanatos Serpentes. O 2º e 3º decanatos de Câncer, o 1º e 2º decanatos de Escorpião e, o 3º decanato de Peixes são chamados de decanatos serpentes.

41-42. Morada anterior. Oh, excelente dos Brahmanes, se Sūrya e Candra estão fortes e eles estão em decanatos de Bṛhaspati, então o nativo veio para este nascimento a partir da morada dos deuses e sua descida neste mundo deve ser conhecida, respectivamente, do mundo dos Manes, do mundo dos Mortos (de Yama) e do mundo do Inferno se elas (as luminárias) estiverem em decanatos de Śukra e de Candra, naqueles de Sūrya e de Maṅgala, e naqueles de Budha e de Śani.

43-45. Ascensão depois da morte. Se Bṛhaspati, Candra e Śukra; Sūrya e Maṅgala; Budha e Śani estão na 12ª, 6ª, 7ª, 8ª casas, respectivamente, o nativo irá, respectivamente, ser levado após a morte para o Devaloka, Chandraloka, Mṛtayu Loka e Adholoka (mundo dos deuses, mundo de Candra, mundo de Yama, e mudo de Satan). Se não houver planeta nestes 4 Bhāvas, o nativo irá, após sua morte, para o mundo do Senhor mais forte dos decanatos do 6º e 8º Bhāvas. Naquele loka ou mundo também o nativo depois da morte obterá o mais elevado, médio ou inferior status em relação à exaltação dos planetas etc.

46. Oh Syvrati! Os outros tipos de Mārakas que são Mārakas de acordo com os planetas e signos, serão discutidos no Dashāvasthā Adhyata (o capítulo que trata dos maiores e menores períodos dos planetas).