© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Capítulo 7 - Bṛhatparāśarahorāśāstra

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
VOLTAR AO ÍNDICE
_____________________________________________________________________________________________________________________




CAPÍTULO 7. AS DEZESSEIS DIVISÕES DE UMA RĀŚI


1. Mahaṛṣi Parāśara, você me fez conhecer sobre os Grahas, as Rāśis e suas descrições. Eu desejo saber os detalhes das várias divisões de uma Rāśi, por favor, narre.

2-4. Os Nomes das 16 Vargās. Oh, Maitreya, o Senhor Brahmā descreveu os 16 tipos de Vargās (divisões) para cada Rāśi. Ouça-as. Os nomes são Rāśi (D-1), Horā (D-2), Dreṣkāṇa (D-3), Caturthāṃśa (D-4), Saptāṃśa  (D-7), Navāṃśa (D-9), Daśāmāṃśa (D-10), Dvādaśāṁsa (D-12), Ṣoḍaśāṃśa (D-16), Viśaṃśa (D-20), Cāturviṃśāṃśa (D-24), Saptāviṃśāṃśa (D-27), Triṃśāṃśa (D-30), Khavedāṃśa (D-40), Akṣavedāṃśa (D-45) e Ṣaṣṭhiaṃśa (D-60).

(*) Dṛikāṇa – a terceira parte de um signo, um semi-deus que preside sobre essa parte. Também dṛikkāṇa, drekkāṇa, ou drekshkāṇa. Pg 490 3ª coluna Monier, Williams

5-6. Rāśi e Horā. A Rāśi, governada por um Graha, é chamada Kṣetra. A primeira metade de uma Rāśi ímpar (áries, gêmeos, leão, libra, sagitário, aquário) ou de 0º a 15º, é a Horā de Sūrya, governado por Sūrya. Enquanto a segunda metade (16º a 30º) é a Horā de Candra. O inverso é verdadeiro no caso de uma Rāśi par (touro, câncer, virgem, escorpião, capricórnio e peixes). Os Senhores da Horā de Candra são os ptṛganas (antepassados) e os de Sūrya são os deuses e as deusas. A metade de uma Rāśi é chamada Horā. Estas são 24 ao total, contado de Meṣa e repetido duas vezes (na taxa de 12) no zodíaco inteiro.

7-8. Dreṣkāṇa (D-3). A terceira parte de uma Rāśi é chamada Dreṣkāṇa. Estes são 36 no total contados de Meṣa, repetindo três vezes na taxa de 12 por cada volta. O 1º decanato é governado pelo próprio signo, o 2º decanato é governado pelo 5º dele, e o 3º decanato é governado pelo 9º dele. Isto é, a 1ª, 5ª e 9ª Rāśis a partir de uma Rāśi são seus três Dreṣkāṇas e são, respectivamente, governados por Nāradā, Agasti e Durvāsā.

9. Caturthāṃśa (D-4). Os Senhores dos 4 Kendras de uma Rāśi são os governantes do respectivo Caturthāṃśa de uma Rāśi começando de Meṣa. Isto é, contando da 1ª, 4ª, 7ª e 10ª Rāśis. Cada Caturthāṃśa é ¼ de uma Rāśi. As divindades, respectivamente, são Sanak, Sanandaa, Kumāra e Sanātana.

10-11. Saptāṃśa (D-7). A contagem do Saptāṃśa (a 7ª parte de uma Rāśi) começa a partir da mesma Rāśi no caso de uma Rāśi ímpar. Enquanto que em um Rāśi par é a 7ª a partir daí. Os nomes das sete divisões nas Rāśis ímpares são Kṣāra, Dadhyā, Ghṛtā, Ikṣurasa, Madhya e Śuddhajalā. Estas designações são invertidas em uma Rāśi par.

12. Navāṃśa (D-9). O cálculo do Navāṃśa deve ser feito a partir dela mesma para uma Rāśi móvel (áries, câncer, libra, capricórnio), a partir da 9ª para uma Rāśi fixa (touro, leão, escorpião, aquário), e para uma Rāśi dual (gêmeos, virgem, sagitário, peixes) a partir da 5ª daí. Eles são designados por Devā (divino), Manushya ou Nṛ (humano) e Rākṣasa (demoníaco) em uma ordem sucessiva e repetitiva para uma Rāśi móvel. Para uma Rāśi fixa seguem a ordem de Manushya, Rākṣasa e Devā. Enquanto que para uma Rāśi dual segue a ordem de Rākṣasas, Manushya e Devā.

13-14. Daśāmāṃśa (D-10). Iniciando da mesma Rāśi, para uma Rāśi ímpar, e da 9ª com referência a uma Rāśi par, a Daśāmāṃśa, cada um de 3 graus, são contados. Estes são presididos pelos dez governantes das direções cardinais, ou seja, Indra, Agni, Yama, Rakṣasā, Varūṇa, Vāyu, Kubera, Īśāna, Brahmā e Ananta no caso de uma Rāśi ímpar. Será na ordem inversa que estas divindades serão contadas quando uma Rāśi par é dada.

15. Dvādaśāṁsaṁsa (D-12). A contagem do Dvādaśāṁsa (1/12 de uma Rāśi, ou 2 ½ graus cada) começa da mesma Rāśi. Em cada Rāśi a divindade presidente se repete três vezes na ordem de Gaṇeśa, Aśvinī, Kumāra, Yama e Sarpa, que se repetem 3 vezes em cada Rāśi, para os 12 Dvādaśāṁsas.

16. Ṣoḍaśāṃśa (ou Kalāṃśa) (D-16). Iniciando de Meṣa para uma Rāśi Móvel, de Siṁha para uma Rāśi Fixa, e de Dhanu para uma Rāśi Dual, os 16 Ṣoḍaśāṃśa (16ª parte de uma Rāśi, ou seja, 1º52’30”) são regularmente distribuídas. As divindades presidentes destas se repetem na ordem de Brahmā, Viṣṇu, Śiva e Sūrya quatro vezes no caso de uma Rāśi ímpar. Esta ordem inverte para uma Rāśi par.

17-21. Viśaṃśa (D-20). De Meṣa para uma Rāśi Móvel, de Dhanu para uma Rāśi Fixa, e de Siṁha para uma Rāśi Dual: isto é como os cálculos do Viśaṃśa (1/20ª de uma Rāśi, ou 1º30’ cada) deve começar. As divindades presidentes dos 20 Viśaṃśas em uma Rāśi ímpar são, respectivamente: Kālī, Gaurī, Jayā, Lakṣmī, Vijaya, Vimalā, Satī, Tārā, Jvālāmukhī, Śvetā, Lalitā, Bagalāmukhī, Pratyaṅgarā, Śacī, Raudrī, Bhavānī, Varadā, Jayā, Tripurā e Sumukhī. Em uma Rāśi par estas 20 divindades, respectivamente, são Daya, Medha, Aruna, Anala, Piṅgalā, Chuchukā, Ghorā, Vārahī, Vaiṣṇavī, Sitā, Bhuvaneśī, Bhairavī, Maṅgalā e Aparājitā.

22-23. Siddhaṃśa/Cāturviṃśāṃśa (D-24) . A distribuição do Siddhaṃśa (1/24ª parte de uma Rāśi, ou 1°15’ cada) começa de Siṁha e Karkaṭa, respectivamente, para uma Rāśi ímpar e uma par. No caso de uma ímpar as divindades governantes repetem duas vezes na ordem de Skanda, Paraśudhara, Anala, Viśvakarmā, Bhaga, Mitra, Maya, Antaka, Vṛṣa-Dhvajā, Govinda, Madana e Bhīma. Nas Rāśis pares do Siddhaṃśa, esta ordem é invertida a partir de Bhīma.

24-26. Saptāviṃśāṃśa (D-27) (Nakśatrāṃśa, ou Bhāṃśa). Os Senhores do Saptāviṃśāṃśa são, respectivamente, as divindades dos 27 Nakṣatras, como a seguir: Ddhastra (Aśvinī Kumāra), Yama, Agni, Brahmā, Candra, Īśa, Āditi, Jīvā, Ahi, Pitarā, Bhaga, Aryamā, Sūrya, Tvaṣṭa, Marūca, Chakrāgni, Mitra, Vāsavā, Rākṣasa, Varūṇa, Viśvadeva, Govinda, Vasu, Varūṇa, Ajapā, Ahirbudhnya e Puṣyā. Estas são para uma Rāśi ímpar. A contagem destas divindades é em sua ordem inversa para uma Rāśi par. A distribuição do Saptāviṃśāṃśa começa de Meṣa e outras Rāśis Móveis para todas as 12 Rāśis.

27-28. Triṃśāṃśa (D-30). Os Senhores do Triṃśāṃśa para uma Rāśi ímpar são Maṅgala, Śani, Guru, Budha e Śukra. Cada um deles na ordem governa 5, 5, 8, 7 e 5 graus. As divindades que governam o Triṃśāṃśa são, respectivamente, Agni, Vāyu, Indra, Kubera e Varūṇa. No caso de uma Rāśi par, a porção do Triṃśāṃśa, do senhorio dos Grahas e das divindades, são invertidas.

29-30. Khavedāṃśa (Ou Catvāriṃśāṃśa, 1/40ª parte de uma Rāśi). Para as Rāśis ímpares, a contagem começa de Meṣa, e para uma Rāśi par, começa de Tulā em relação ao Khavedāṃśa (cada um de 45’ de arco). Viṣṇu, Candra, Marīci, Tvaṣṭā, Dhātā, Śiva, Ravi, Yama, Yakṣa, Gandharv, Kāla e Varūṇa repetem sucessivamente, como as divindades presidentes, na mesma ordem para todas as Rāśis.

31-32. Akṣavedāṃśa (1/45ª parte de uma Rāśi). Meṣa, Siṁha e Dhanu são as Rāśis dos quais a distribuição, respectivamente, começam para Móvel, Fixo e Dual. Nas Rāśis Móveis Brahmā, Śiva e Viṣṇu; nas Rāśis Fixas Śiva, Viṣṇu e Brahmā; e nas Rāśis Duais Viṣṇu, Brahmā e Śiva repetem 15 vezes como os Senhores sobre este Akṣavedāṃśa.

33-41. Ṣaṣṭhiaṃśa (1/60ª parte de uma Rāśi, ou metade de um grau cada). Para calcular o Senhor Ṣaṣṭhiaṃśa, ignore a posição da Rāśi de um Graha e tome os graus etc dela atravessada naquela Rāśi. Multiplique aquele valor por 2 e divida os graus por 12. Adicione 1 para o restante, o qual irá indicar a Rāśi no qual o Ṣaṣṭhiaṃśa cai. 1. Ghora; 2. Rākṣasa; 3. Deva; 4. Kubera; 5. Yakṣa; 6. Kinnara; 7. Bhraṣṭa; 8. Kulaghna; 9. Garala; 10. Vahni; 11. Māyā; 12. Purīṣaka; 13. Apāmpati; 14. Marūtvāṃ; 15. Kāla; 16. Sarpā; 17. Amṛta; 18. Indu; 19. Mṛdu; 20. Komala; 21. Heramba; 22. Brahmā; 23. Viṣṇu; 24. Maheśvara; 25. Devā; 26. Ardr; 27. Kalināśa; 28. Kśitīśa; 29. Kamalākara; 30. Gulikā; 31. Mṛtyu; 32. Kāla; 33. Dāvāgni; 34. Ghora; 35. Yama; 36. Kaṇṭaka; 37. Sudhā; 38. Amṛta; 39. Pūrṇa Candra; 40. Viṣadagdha; 41. Kulānata; 42. Vaṃśakṣaya; 43. Utpāta; 44. Kāla; 45. Saumyā; 46. Komala; 47. Śītalā; 48. Karāladaṃṣṭra; 49. Candramukhī; 50 Pravīṇa; 51. Kāla Pāvaka; 52. Daṇḍa; 53. Niṛmala; 54. Saumya; Krūra; 55. Ati; 56. Śītala; 57. Amṛta; 58. Payodhi; 59. Bhramaṇa; 60. Candrarekhā. A ordem é inversa para as Rāśis pares tanto quanto os nomes. Os Grahas nos Ṣaṣṭhiaṃśas benéficos produzem auspiciosidade, enquanto o oposto é verdadeiro no caso dos Grahas em Ṣaṣṭhiaṃśas maléficos.




42-53. Classificação das Vargās. Parāśara disse. Oh, Maitreya, ouça-me. Agora explicarei a você a classificação das Vargās. Estes são de quatro tipos, ou seja, Ṣaḍvargā, Saptavargā, Daśā Vargā e Ṣoḍaśā Vargā. Na classificação na Ṣaḍvargā, as designações das vargās são Kimshuka, Vyanjan, Camara, Catra e Kundalī, conforme um Graha esteja em 2 a 6 combinações de boas Vargās. Em seguida vem o Saptavargā, no qual estas classificações continuam da mesma forma até as seis combinações de boas Vargās, a 7ª Vargā adicional ficando classificada como Mukuta. No esquema da Daśā Vargā, as designações começam de Pārijāta etc., tal como as 2 boas Vargās – Pārijāta, 3 Uttama, 4 Gopura, 5 Siṁhāsana, 6 Paravata, 7 Devaloka, 8 Brahmāloka, 9 Śakravahana/Airavat e na 10ª Vargā – Śrīdham. No esquema da Ṣoḍaśā Vargā, as combinações para as Vargās recebem as seguintes designações: duas boas Vargās – Bhedaka, 3 Kusuma, 4 Nagapuśpa, 5 Kanduka, 6 Kerala, 7 Kalpa Vṛkṣa, 8 Candan Vana, 9 Pūrṇa Candra, 10 Uchchaisrava, 11 Dhanvantari, 12 Sūryakanta, 13 Vidrum, 14 Chakra-Siṃhāsana, 15 Goloka, e 16ª Vargā – Śrī Vallabh. Nestas divisões, as divisões caindo na Rāśi de Exaltação do Grah, Mūlatrikoṇa, a própria Rāśi e as Rāśis governadas pelo Senhor de um Kendra a partir do Āruḍha Lagna são todos considerados como boas Vargās. As divisões de um Graha em combustão, derrotado (em caso de guerra planetária), fraco, e um Graha em más Avasthās como Sayan, devem ser ignorados como auspiciosos, pois estes destroem os bons Yogas.