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Capítulo 2 - Bṛhatparāśarahorāśāstra

Traduzido por Karen de Witt
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Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
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CAPÍTULO 2. AS GRANDES ENCARNAÇÕES


1. Maitreya: Oh, Mahaṛṣi Parāśara, as encarnações28 de Viṣṇu, ou seja, Śrī Rāma, Śrī Kṛṣṇa etc., também são dotados com Jīvāṃśa?

2. Mahaṛṣi Parāśara: Oh, Brahmane, as quatro encarnações, ou seja, Rāma, Kṛṣṇa, Nṛsiṁha e Varāha são todos dotados com Paramātmāṃśa. As outras encarnações têm Jīvāṃśa também.

3-4. O Senhor não nascido tem muitas encarnações. Ele encarnou assim como os 9 (Nava) Grahas para conferir aos seres viventes os resultados devido aos seus Karmas. Ele é Janardan. Ele assumiu a forma auspiciosa dos Grahas para destruir os demônios (forças maléficas) e sustentar os seres divinos.

5-7. A partir de Sūrya, a encarnação de Rāma29; de Candra aquela de Kṛṣṇa; de Maṅgala aquela de Nṛsiṁha; de Budha aquela de Buddha; de Guru aquela de Vāmana; de Śukra aquela de Paraśurāma; de Śani aquela de Kūrma (Tartaruga); de Rāhu aquela de Varāha (Porco); e de Ketu aquela de Mīna (Peixe) Ocorreu. Todas as outras encarnações além destas também são através dos Grahas. Os seres com mais Paramātmāṃśa são chamados de seres divinos.

8-13. Os seres com mais Jīvātmāṃśas são os seres (mortais). O mais elevado grau de Paramātmāṃśa, a partir dor Grahas, ou seja, Sūrya etc., encarnou como Rāma, Kṛṣṇa etc. Depois, completando a missão, os Paramātmāṃśas (nos respectivos) Grahas novamente se fundem (nos respectivos) Grahas. As porções Jīvātmā dos Grahas tomam nascimentos, assim como os seres humanos e suas vidas de acordo com seus Karmas, e novamente se fundem nos Grahas. E no momento da Grande Dissolução, os Grahas, fundem-se no Senhor Viṣṇu. Aquele que conhece tudo isto, torna-se versado no conhecimento do passado, do presente e do futuro. Sem um conhecimento de astrologia, isto não pode ser conhecido. Daí, todo mundo deve ter um conhecimento de Jyotiṣa, particularmente os Brahmanes. Aquele que é desprovido do conhecimento de Jyotiṣa, e culpa esta Ciência Védica, irá para o inferno chamado Raurava30 e renascerá cego.



28. Aqui Parāśara fala dos Avatāras de Śrī Viṣṇu, a saber: 1. Matsya (मत्स्य); 2. Kūrma (कुर्म); 3. Varāha (वराह); 4. Nṛsiṃha (नृसिंह); 5. Vāmana (वामन); 6. Paraśurāma (परशुराम); 7. Rāma (राम); 8. Balarāma (बलराम); 9. Kṛṣṇa (कृष्ण); e 10. Kalki (कल्कि), explicando quais são dotados de Paramātma (Rāma, Kṛṣṇa, Nṛsiṃha e Varāha) e quais possuem tanto Paramātma quanto Jīvātma (Matsya, Kūrma, Vāmana, Paraśurāma, Balarāma e Kalki).
29. Assumindo as formas dos Navagrahas, Ele se propõem a destruir as forças demoníacas, Capítulo 2: 5-7:
rāmo’vatāraḥ sūryasya candrasya yudunāyakaḥ |
nṛsiṃho bhūmaputrasya buddhaḥ somasutasya ca ||5||
vāmano vibudhejyasya bhārgavo bhārgavasya ca |
kūrme bhāskaraputrasya saihikeyasya sūkaraḥ ||6||
ketormīnāvatāraśca ye cānye te’pi kheṭajāḥ |
parātmāṁśo’dhako yeṣu te sarva khecarābhidhāḥ ||7||

30. Raurava (रौरव) – nome de um dos infernos.